O fim da objetividade e da neutralidade no jornalismo cívico e ambiental
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornalismo cívico
ambiental
objetividade
neutralidade

How to Cite

Dornelles, B. (2008). O fim da objetividade e da neutralidade no jornalismo cívico e ambiental. Brazilian Journalism Research, 4(2), 121–131. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.167

Abstract

Este artigo parte de um estudo bibliográfico em torno do jornalismo cívico norte-americano e de uma pesquisa exploratória, com análise de conteúdo e documental de dados levantados através de entrevista, questionário e exemplares de jornais de bairro e do interior, com características comunitárias, resultando numa análise comparativa entre os dois tipos de prática jornalística realizada nos anos 90 do século 20 e nos cinco primeiros anos do século 21. Este jornalismo, com marca participativa, também foi chamado de jornalismo comunitário, jornalismo engajado, jornalismo popular e jornalismo público. Em comum, todos têm o fato de centralizar os objetivos da prática da profissão no estímulo e esforço da cidadania, melhorando o debate público, revendo a vida pública e contribuindo para o aperfeiçoamento da democracia. A partir deste estudo, propomos para alguns temas que se fazem presentes na imprensa diária, especialmente o meio ambiente, o fim da prática jornalística que defende as “pseudos neutralidade, imparcialidade e objetividade”.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.167
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.