Representação das diferenças no discurso jornalístico
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo
discurso
documental
cultura
representação

How to Cite

Resende, F. (2009). Representação das diferenças no discurso jornalístico. Brazilian Journalism Research, 5(1), 59–76. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.195

Abstract

Nos dias atuais, ao considerarmos a relevância do avanço tecnológico no processo de recrudescimento da produção dos discursos midiáticos, a questão da representação das diferenças apresenta-se como um tema central. Diante da diversidade de meios através dos quais se pode narrar os acontecimentos, a comunicação social, e em particular o jornalismo, assume um papel preponderante, ele é um lugar a mais de onde se tece a vida do outro. O jornal Folha de S. Paulo, do dia 26 de março de 2006, traz vários artigos sobre os produtos da mídia que têm como temática os dilemas da favela no Brasil. São variados os produtos midiáticos cujo conteúdo gira em torno deste problema e a apresentação de um documentário, Falcão – os meninos do tráfico, além de reacender a discussão em torno do tema que aborda, nos auxilia a conduzir esta reflexão.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.195
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.