Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo
Rotina
Etnografia
Jornalista
Notícia

How to Cite

Travancas, I. (2010). Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira. Brazilian Journalism Research, 6(2), 83–102. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.26

Abstract

O objetivo neste artigo é discutir a produção da notícia a partir de
etnografias realizadas nas redações brasileiras. Os jornalistas têm
rotinas próprias determinadas pelo processo de apuração, redação
e divulgação das informações. Pensar em como se constrói a notícia e quais são seus critérios, parece uma discussão importante num momento de profundas transformações no jornalismo. Neste texto analisam-se um grande jornal impresso – O Globo - e o telejornal Jornal Nacional, visando perceber as semelhanças entre as práticas profissionais dessas duas mídias, assim como as diferenças entre elas. A televisão tem uma estrutura e um funcionamento muito próprio, com um ritmo ainda mais intenso do que os jornais e uma relação intrínseca com a imagem.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.26
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.