Um tema e muitos caminhos: a comunicação transmidiática no jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Transmídia
convergência
jornalismo
documentário
haiti.

How to Cite

Pase, A. F., Nunes, A. C. B., & da Fontoura, M. C. (2012). Um tema e muitos caminhos: a comunicação transmidiática no jornalismo. Brazilian Journalism Research, 8(1), 65–80. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.387

Abstract

A comunicação transmidiática é utilizada sobretudo na ficção, mas também no jornalismo. Este artigo analisa tal sinergia informacional no campo das notícias. Por meio de uma digressão conceitual, discutimos os termos transmídia cunhado por Jenkins (2009), cross-media e multimídia, estabelecendo as diferenças de conceitos que ainda são tratados como sinônimos por alguns autores, mas não o são. Os conceitos são resgatados e verificados em suas aplicações no caso Inside Disaster, um documentário canadense sobre o terremoto haitiano de 2010, que oferece notícias em jogos, hipertextos e vídeos. Acima de tudo, propomos uma reflexão sobre as implicações da experiência transmidiática aplicada ao jornalismo, um olhar para a comunicação transmídia perpassando não apenas os suportes, mas buscando um viés cultural e interligado com as sociedades, em uma perspectiva culturalista do estudo da tecnologia e do jornalismo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.387
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.