Marginália, ‘Zeitgeist’ e memória do tempo presente: os comentários de leitores no ciberjornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Marginália
zeigeist
ciberjornalismo
comentários de leitores
jornalismo participativo
memória.

How to Cite

Palacios, M. (2012). Marginália, ‘Zeitgeist’ e memória do tempo presente: os comentários de leitores no ciberjornalismo. Brazilian Journalism Research, 8(1), 133–148. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.391

Abstract

Este ensaio propõe-se a uma aplicação do conceito de Marginália ao texto jornalístico e mais particularmente sua utilização para a caracterização de Comentários de Leitores no Ciberjornalismo, como uma forma emergente de Memória. Marginália é discutido em sua acepção clássica e em seguida transposto para a situação de produção jornalística. A ideia de Marginália jornalística é também associada ao tema da Guerra das Memórias, mas assinala-se, fundamentalmente, o valor da preservação de tais comentários como possíveis indicadores de um Zeigeist a ser eventualmente recuperado, a partir de uma determinada distância histórica. São fornecidos alguns exemplos de Marginália em jornalismo em veículos on-line. Chama-se a atenção para a necessidade de entendimento de Marginália como um “texto”, no sentido amplo da palavra, pelo que todos os formatos (multi)mediáticos incorporados como contribuições de leitores devem ser englobados pelo conceito e, consequentemente, pelos esforços que se devem envidar para a sua preservação para usos futuros.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.391
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.