Transformações do acontecimento nas redes sociais: das mobilizações contra a homofobia à crise de dupla sertaneja
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Acontecimento
ciberacontecimento
redes sociais
internet.

How to Cite

Henn, R. C., Höehr, K. M., & Berwanger, G. I. (2012). Transformações do acontecimento nas redes sociais: das mobilizações contra a homofobia à crise de dupla sertaneja. Brazilian Journalism Research, 8(1), 100–117. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.392

Abstract

O trabalho apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga a constituição de acontecimentos através das redes sociais na internet. Já existe uma especificidade de acontecimento que atende as lógicas da rede, principalmente aqueles cuja produção e difusão se dão a partir de plataformas e ferramentas digitais e on-line. Esse artigo investiga dois casos: o da dupla de cantores de música sertaneja brasileira, Zezé di Camargo e Luciano, que, a partir de desentendimento ocorrido em show na cidade de Curitiba, anunciaram o final da parceria. A imagem foi imediatamente postada no YouTube e repercutida nas redes sociais, o que gerou intensa conversação sobre o episódio até converter-se em acontecimento jornalístico nas mídias tradicionais. Também analisa a organização de protesto contra a agressão sofrida por casal homoafetivo em rua de São Paulo em 2011, totalmente trabalhada pelo Facebook. A partir do conceito de semiose de Charles Sanders Peirce, desenha-se o mapa de construção desses acontecimentos com as articulações no interior da rede até as produções de sentidos que desencadeiam. Os acontecimentos tratados contêm como elemento comum o papel de protagonista que as redes sociais tiveram na sua constituição. Eles possuem a natureza da rede e enquadram-se naquilo que se compreende agora como ciberacontecimento, categoria que lança novos desafios para a prática do jornalismo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.392
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.