Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Criada, 2005, Brazilian Journalism Research (BJR) tem como propósito constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em jornalismo, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores em jornalismo em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos de pesquisa no Brasil.

Cobertura temática: Comunicação; Jornalismo e Editoração

ISSN da versão online: 1981-9854
ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079
 
 
País de publicação

A BJR é editada e publicada no Brasil com suporte de uma equipe de editores-associados e de um comitê científico internacional
 
 
Público-alvo da revista
 
Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na pesquisa, na prática e no ensino do jornalimo
 

 

Políticas de Seção

Articles

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SPECIAL ISSUE / EDIÇÃO ESPECIAL : The Journalism as a space in which to observe the world

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SPECIAL ISSUE / EDIÇÃO ESPECIAL: Journalism in Brazil and Africa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são inicialmente avaliados pela Comissão Editorial, composta por Diretores e Editores da revista, para verificar sua pertinência. Os que estão em conformidade com as regras de submissão são encaminhados para avaliação de dois pareceristas ad hoc e, em caso de divergência, para um terceiro. Cabe à Comissão Editorial o aceite final dos trabalhos recebidos, considerando as avaliações cegas e os procedimentos de adequação dos textos sugeridos aos autores.

 

Periodicidade

Quadrimestral - A partir de 2016

Semestral - 2005 a 2015

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas para Publicação

A BJR publica trabalhos acadêmicos originais e inéditos de doutores e doutorandos sobre Teoria, Pesquisa e Crítica do Jornalismo. Mestres, mestrandos e graduandos podem submeter trabalhos desde que em regime de coautoria com pesquisadores que tenham título de doutor ou que sejam doutorandos. São acolhidos textos em fluxo contínuo, preferencialmente resultados de pesquisas. Além dos artigos de temas livres, a BJR publica dossiês com temáticas específicas da área de Jornalismo, detalhadas em Chamadas Públicas para uma determinada edição.

Os artigos submetidos à BJR devem ser redigidos em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, conter de 30 mil a 40 mil caracteres (incluídos neste cálculo os espaços, as referências bibliográficas e as notas),

 1 Orientações gerais

O trabalho submetido deve ser de autoria intelectual própria. O autor deve identificar corretamente os dados e referências utilizados e dar os créditos ao autor ou fonte de informação consultados. Deve também de­clarar que todo material incluído no seu trabalho está livre de direitos de autor e que possíveis litígios judiciais de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual são de sua responsabilidade, de forma que exonera a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a revista e os editores da mesma de toda responsabilidade sobre os materiais apresentados.

Para submeter seu trabalho, o autor deve utilizar exclusivamente o sistema eletrônico da revista http://bjr.sbpjor.org.br

A BJR aceita submissões em português/espanhol ou inglês. O autor que submeter um trabalho se compromete a enviar a versão do artigo no outro idioma (português ou inglês conforme tenha sido o idioma avaliado) 15 (quinze) dias após a comunicação do aceite pela BJR, caso o artigo seja aprovado sem alterações pelos pareceristas. Em caso de artigos aprovados, mas condicionados a alterações, o autor deverá providenciar em 15 (quinze) dias a tradução após a aprovação da nova versão pelos editores da revista.

2 Os artigos devem ser submetidos com os seguintes elementos:

Título e subtítulo: Em português, inglês e espanhol.

Resumo/Resumen/Abstract: Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (ou até 1 mil caracteres) em português, inglês e espanhol.

Palavras-chave/palavras-clave/Keywords: Entre três (3) e cinco (5) palavras-chave em português, inglês e espanhol.

com introdução e intertítulos em itálico, que não devem ser numerados, obedecendo a uma hierarquia clara de títulos e subtítulos que facilite a leitura;

- Notas devem ser redigidas no final do texto, antes das referências bibliográficas;

- As referências e as notas devem ser citadas no texto com (AUTOR, data, e número de página);

- Tabelas, figuras, fotos e ilustrações devem ter uma boa qualidade e alta resolução, ser em preto e branco e numeradas sequencialmente por categoria e claramente identificadas (Exemplos: Figura 1, Figura 2; Tabela 1, Tabela 2 etc.);

- Uma seção de Referências Bibliográficas em ordem alfabética deve seguir o texto; use o estilo da ABNT.

As informações de identificação dos autores devem ser inseridas nos campos respectivos do sistema eletrônico quando da submissão dos textos e não devem ser incluídas no texto do artigo. No Sistema SEER, (s) autor(es) deve(m) fornecer um currículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional, cidade, país, e-mail e outros dados relevantes.

O formato final do artigo deve seguir o template da BJR, disponível aqui

Permissões de direitos de autor: os autores são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia publicadas anteriormente em outro local ou que tenham sido produzidas por outras pessoas que não o autor do artigo.

No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração - em conformidade com o modelo estabelecido - transferindo os direitos autorais à revista e autorizando a Brazilian Journalism Research a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CDRom e/ou internet ou outro meio conhecido.


3. Custos de publicação: A BJR não cobra taxa de submissão nem taxa de editoração de artigos aceitos para publicação. 


4 Informações adicionais: Para informações sobre a SBJor, visite o site da Associação em  www.sbpjor.org.br Para conhecer edições anteriores da BJR e a edição atual visite o website da revista Brazilian Journalism Research em http://bjr.sbpjor.org.br

O acompanhamento do processo editorial do artigo submetido pode ser realizado via Sistema SEER. Quando necessário, entre em contato com os editores pelo email bjreditor@gmail.com.

 

Avaliações e métricas

Qualis CAPES 2015:

Comunicação e Informação: A2

Sociologia: B3

Interdisciplinar: B4

Letras e Linguística B5

Ciência da Computação B5

 

AERES - Agence d'évaluation de la recherche et de l'enseignement supérieur - (França).

Integra a lista de revistas qualificadas em Ciências da Informação e Comunicação

 

Google Metrics

Índice h5: 7
Mediana h5: 15

 

Financiamento e apoios

A revista é editada pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo, que financia a sua publicação.

A revista também participa dos editais abertas por agências públicas de fomento à ciência no Brasil. (CAPES, CNPq)

A BJR não recebe nenhum tipo de financiamento privado.

O conteúdo da revista é gratuito e licenciado sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

 

SBPJor - Gestão 2015-2017

Diretoria Executiva:
Presidente: Cláudia Lago (USP)
Vice-Presidente: Sonia Virginia Moreira (UERJ)
Diretora Administrativa: Claudia Nonato (FIAM/FAAM)
Diretoria Científica: Monica Martinez (UNISO)
Diretora Editorial: Laura Storch (UFSM)

Conselho Administrativo:
Daniela Ota (UFMS)
Edna de Mello Silva (UFTO)
Marta Maia (UFOP)

Conselho Científico:
Antonio Hohlfeldt (PUC-RS)
Carlos Franciscato (UFS)
Fernando Oliveira Paulino (UnB)
Frederico Tavares (UFOP)
Josenildo Guerra (UFS)
Leonel Aguiar (PUC-RJ)
Suzana Barbosa (UFBA)

 

Estatuto da BJR

Em breve

 

Código de Conduta e de Boas Práticas de Pesquisa

Em breve