
Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
8

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

Copyright © 2019 
SBPjor /  Associação 

Brasileira de Pesquisa-
dores em Jornalismo

ARTIGO

RESUMO – Com base nos princípios que fundam a liberdade de expressão e a mídia 
pública, este artigo pretende dar uma contribuição crítica ao que tem sido geralmente 
denominado de “modelo político senegalês”, considerado como um dos raros modelos de 
democracia na África francófona durante as três primeiras décadas após a independência 
(1960 – 1990). No que se refere à mídia, esta pesquisa visa a mostrar que a televisão 
nacional não teve, na verdade, um funcionamento mais democrático do que de outros 
países dessa parte do continente africano e que viviam, na época, sob um regime 
de ditadura civil e militar suportado por um partido único. Da mesma forma como a 
televisão nacional zairense sob o presidente Mobutu, a emissora senegalesa também foi 
uma indiscutível ferramenta de propaganda, um “espelho do Estado” e um prisma que 
deformava a sociedade. Como resultado, a crise pós-colonial que atingiu o Senegal na 
virada dos anos 1980 – 1990 acabou por afetar a “sua” televisão.
Palavras-chave: Senegal. Régimen socialista. Estado. Medios públicos y sociedad. 
Libertad de prensa.

PUBLIC SECTOR MEDIA AND THE CREDIBILITY CRISIS IN SENEGAL: 
national television in a socialist government (1960-2000)

ABSTRACT – Based on the principles that underlie press freedom and the public 
service of the media, this article is a critical contribution to what was commonly called 
the “Senegalese political model”, considered as one of the few models of democracy in 
Francophone Africa during the first three decades of independence (1960 – 1990). As 
far as the media are concerned, this research shows that during that period, national 
television was not actually run more democratically than those of other countries of 
this part of the continent, then under civil or military dictatorship backed by a single 
party. Just like Zaire national television under President Mobutu, the Senegalese one 
was also a formidable tool of propaganda, a “mirror of State” and a distorting prism 
of the society. As a result, the crisis that stroke the Senegalese postcolonial State at 
the turn of the 1980s did not spare “its” television.
Key words: Senegal. Socialist regime. State. Public media and society. Press freedom

A MÍDIA DO SETOR 
PÚBLICO E A CRISE DE 
CREDIBILIDADE NO 
SENEGAL: 
o caso da televisão nacional sob o 
regime socialista (1960 – 2000)

MOR FAYE
Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil
ORCID: 0000-0003-2419-9117

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 



9Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

1 Introdução

No Senegal, o regime socialista tomou as rédeas do poder 

com a independência do país em 1960. O governo reivindicava 

ideologicamente para si os valores culturais ditos africanos, o 

comunitarismo e o humanismo, para fundar um socialismo “autêntico” 

como projeto político de desenvolvimento. Buscava, dessa forma, se 

distinguir do socialismo científico marxista-leninista, do trotskismo 

e do maoísmo, se inserindo no movimento do socialismo africano 

“humanizado” criado e implementado em outros países do continente 

como a Tanzânia do então presidente Julius Nyerere (Charles, 1965; 

Bénot, 1969). Sob o regime socialista, o Senegal conheceu dois 

presidentes: Léopold Sédar Senghor (1960 – 1980) e Abdou Diouf (1981 

– 2000). Por duas décadas (1970 – 1990), o país foi apresentado como 

modelo de democracia e estabilidade social na África, tendo passado de 

regime de partido único para um “multipartidarismo limitado” a partir 

de 1974 e, em seguida, para o “multipartidarismo integral” a partir de 

1981, ao mesmo tempo em que liberalizou o setor da imprensa (Diop 

& Diouf, 1990; Diop, 1992). Essa situação contrastava com o contexto 

político africano do período, marcado pela presença de regimes de 

LOS MEDIOS DEL SECTOR PÚBLICO Y LA CRISIS DE CREDIBILIDAD EN 
SENEGAL: el caso de la televisión nacional bajo el régimen socialista 

(1960-2000)

RESUMEN – En el presente artículo, presentamos parte de los resultados de investigación 
sobre el tratamiento dado, por la producción periodística, a la violencia contra las 
mujeres. Ella dirige interrogantes a los discursos que circulan sobre el asunto a cada 
eclosión de brutalidad. Se pretende aprehender el papel del periodismo en una cultura 
donde es posible salir en defensa del respeto a las mujeres y al mismo tiempo criminalizar 
a la víctima por los abusos sufridos. Tal perspectiva de investigación demanda los 
referenciales teóricos y metodológicos escogidos, a saber, los de los discursos por la 
óptica de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau y Eni Orlandi. Como conclusión 
central, se constató que la producción periodística es poco cuidadosa en cuanto a la 
depuración de los hechos relatados en materias sobre casos de abusos de mujeres, de 
forma a respaldar viejos preconceptos.
Palabras clave: Periodismo. Discursos. Violencia. Violación. Mujeres.



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
10

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

partido único bastante autoritários, instaurados frequentemente após 

golpes de Estado, mas também por um monopólio estatal da imprensa, 

do rádio e da televisão (Conac, 1993).

O sistema midiático senegalês evoluiu entre 1960 e 2000, 

favorecendo reformas democráticas empreendidas por autoridades 

do país sob a pressão das populações, dos partidos de oposição e 

da sociedade civil, contudo, continuou marcado por um monopólio 

“tenaz” do Estado no setor de televisão (Fall, 2008, p. 43; Barry, 2013). 

Por isso, apesar da liberalização da imprensa, realizada nos anos 

1970, e da rádio, feita em meados dos anos 1990, o Senegal teve, 

durante todo esse período, apenas uma televisão de caráter estatal. 

De fato, nas mais altas esferas do Estado, considerava-se que, em 

nome da estabilidade política e social, o setor de televisão, em virtude 

do seu caráter considerado altamente sensível e do suposto poder da 

imagem, não podia ser aberto a operadores independentes, sob o 

risco de provocar “problemas de ordem pública” ou a “demolição do 

país”. O nível de cultura democrática das populações era considerado 

insuficiente para permitir a criação de televisões privadas.

A Lei 73-51, de 4 de dezembro de 1973, que criava o Office de 

Radiodiffusion Télévision du Sénégal (ORTS – Escritório de Radiodifusão e 

Televisão do Senegal, em tradução livre), apresentava a televisão nacional 

como serviço de todos, e o lançamento de emissoras privadas foi julgado 

inútil e prematuro. O ORTS (transformado em RTS em 1992) exercia um 

monopólio exclusivo sobre a rádio e a teledifusão, que desempenhariam 

papel de serviço público de comunicação. Segundo essa lei, o ORTS 

devia se limitar ao respeito estrito dos interesses gerais da sociedade 

senegalesa, levando em consideração seus diferentes componentes 

políticos, sociais, culturais, ideológicos, confessionais e étnicos. 

Contudo, entre 1972, ano do lançamento oficial da televisão 

nacional senegalesa, a 2000, ano que marca o fim do regime 

socialista e a primeira alternância de poder, o nível de popularidade 

e de credibilidade dessa emissora pública continuou declinando. Os 

telespectadores senegaleses, insatisfeitos com seu funcionamento, 

perderam a confiança na TV, o que levou a uma crise do audiovisual 

público senegalês (Sy, 2003). Essa crise foi regularmente relatada 

pela então nascente imprensa do Senegal. Ainda em 1989, o jornal 

Sud Hebdo (Cf. Gaye, 1989) mostrou que os carros de reportagem da 

ORTS não ousavam mais exibir sua logomarca nas principais ruas de 

Dacar, com medo de serem identificados e sofrerem represálias. Ao 

fazer referência à impopularidade da televisão nacional, o jornal Le 



11Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

Cafard Libéré (1988, p. 4) chegou a rebatizar a ORTS de “Office de 

Ragots-diffusion Télé-bidon du Sénégal” (Escritório de Fofoca-difusão 

e Tele-farsa do Senegal, em tradução livre).

O objetivo do presente artigo é, portanto, apresentar um 

estudo retrospectivo da televisão nacional senegalesa, sob o regime 

socialista, buscando elucidar seu funcionamento por meio das 

seguintes questões: os telespectadores senegaleses tinham “boas 

razões”1 para estarem insatisfeitos com a televisão nacional e não 

terem perdido a confiança nela? Caso essa atitude de rejeição fosse, 

de fato, fundamentada, quais seriam os fatores explicativos? Busca-

se, assim, questionar as dinâmicas políticas e ideológicas inerentes ao 

monopólio estatal sob o setor da televisão nacional durante o regime 

socialista, tanto do ponto de vista de suas funções manifestas, como 

de suas funções latentes, no sentido mertoniano do termo2.

Em suma, este estudo ambiciona questionar o funcionamento 

da televisão nacional, uma mídia supostamente pública, em um período 

de três décadas (1972 – 2000). Ele terá como pano de fundo a história 

política e social do Senegal, destacando as dinâmicas associadas à TV 

pública no contexto africano, particularmente no senegalês.

Após apresentação do referencial teórico e metodológico 

do estudo (parte 2), o artigo propõe descrever o funcionamento da 

televisão senegalesa sob o regime socialista, revisitando o contexto 

histórico de implementação dessa mídia no Senegal (3), bem como suas 

relações com o Estado e a sociedade por meio de registros discursivos 

e imaginários para, finalmente, tentar identificar a compreender a 

origem da crise de credibilidade que afetou essa televisão (4).

2 Referencial teórico e metodológico

 

As teorias sobre o papel democrático da imprensa partem 

do princípio de que esta é um elemento indispensável para o 

funcionamento de sociedades democráticas ou que aspiram 

democracia. Essas teorias se inserem em uma tradição intelectual que 

remonta ao Iluminismo do século XVII. Assim, Alexis de Tocqueville 

vai entender a imprensa estadunidense como verdadeiro contrapoder 

(Tocqueville, 1992/1840). Na contemporaneidade, essa abordagem 

foi defendida por vários autores, como Jürgen Habermas (Le Bohec, 

1997). Michael Schudson é um grande representante dessa corrente. 

Para ele, o papel democrático da mídia consiste em



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
12

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

Fornecer aos cidadãos uma informação justa e completa 
que lhes permita tomar decisões sábias enquanto cidadãos; 
fornecer aos cidadãos enquadramentos coerentes para ajudá-
los a compreender a complexidade do universo político, 
fornecer a qualidade e a quantidade de informação que o 
público espera de acordo com as leis do mercado; representar 
o público e falar por ele e em nome do interesse público 
para controlar o governo; suscitar empatia e fornecer uma 
compreensão aprofundada da situação dos homens no mundo; 
oferecer um fórum de diálogo entre os cidadãos, indo além de 
informá-los sobre o processo de decisão em curso, de forma a 
fazê-los participar plenamente desse processo. (citado por Le 
Bohec, 1997, p. 121).

Como se percebe, Michael Schudson faz referência a três 

concepções clássicas da imprensa: a imprensa como livre expressão, 

a imprensa como fórum-ágora e a imprensa como contrapoder (4º 

Poder). A imprensa como livre expressão tem como princípio essencial 

a liberdade de expressão e o direito à informação e se interessa pelo 

conjunto de disposições legislativas e regulamentares em vigor em um 

Estado, permitindo que o jornalista trabalhe de forma independente. 

A imprensa como fórum-ágora mostra-se como dispositivo-chave de 

um espaço público democrático, no sentido habermasiano do texto 

que, a princípio, implicaria em acesso livre e equitável a esse espaço, 

em uma simetria de pontos de vista, na primazia dos argumentos 

racionais sob os argumentos de força, entre uma troca de ideias entre 

cidadãos e Estado e cidadãos. A imprensa como contrapoder remete 

à necessidade de limitar os demais poderes (Executivo, Legislativo 

e Judiciário) pela mídia e impedi-los de cometer faltas prejudiciais à 

democracia e ao interesse geral. 

Todavia, para estar fundado nos fatos, esse papel 

democrático precisa necessariamente vir pareado a um conjunto de 

critérios que garantiriam o que Daniel Cornu (1994, pp. 349-415) 

chama de a credibilidade da informação. Esta, na verdade, é uma 

exigência que deriva do próprio significado etimológico do ato de 

informar. Informar significa buscar e formatar fatos comprovados e 

desconhecidos do público. De acordo com o autor, a exigência pela 

verdade, enquanto dever moral e profissional, se impõe ao jornalista, 

observador, que deve prestar conta dos fatos, mas também atuar 

como seu intérprete e narrador. São nesses três níveis que se inserem 

as exigências metodológicas da objetividade e da imparcialidade, 

constitutivas, dentre outras, de uma informação credível. 

Não é objetiva, segundo Daniel Cornu, toda informação que 

se ocuparia da verdade racional (quem tem razão, quem não tem?) 

no lugar da verdade de fato, distinção que ele toma emprestado 



13Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

de Hannah Arendt, sem que o julgamento sobre a realidade não se 

sustente previamente em fatos estabelecidos por uma investigação 

jornalística rigorosa. Toda informação implica em uma “conduta de 

objetividade” que visa, do ponto de vista do autor, a exaustividade 

nos procedimentos de seleção. Isso pressupõe, portanto, que o 

jornalista recuse dar preferência a certos fatos no lugar de outros, 

seguindo uma lógica de indução ao erro. 

Para Daniel Cornu, a imparcialidade, como método 

de investigação da verdade, não é simples neutralidade, que 

consistiria em expor dois pontos de vista opostos, sem jamais se 

decidir, contentando-se em dar “os dois lados”. Na visão do autor, a 

imparcialidade é diferente de não tomar partido: requer o julgamento 

sem um a priori. Assim, nem a imparcialidade é assegurada ao 

jornalista que comenta, explica ou julga os eventos, e nem a 

objetividade aplica-se ao jornalista que observa a realidade. Trata-

se, sobretudo, como prossegue Cornu, de adotar uma “conduta de 

imparcialidade”: convém que o jornalista que julga dê a conhecer 

claramente o seu ponto de vista para que qualquer pessoa saiba onde 

ele se situa. 

Do ponto de vista das teorias sobe o papel democrático 

da imprensa e dos critérios de credibilidade da informação sob as 

quais esse papel social deve ser estudado e avaliado, é possível 

fazer as seguintes questões iniciais: sob o regime socialista, a 

televisão nacional senegalesa tinha um posicionamento realmente 

democrático? Ela obedecia os critérios de credibilidade da informação 

pelos jornalistas, vista como um ideal de quase sacerdócio? Existiam 

lógicas que as aproximavam ou as afastavam desse ideal? E de que 

ordem eram essas lógicas?

Para responder a essas questões, optamos por um método 

qualitativo no qual realizamos uma série de entrevistas com 

telespectadores senegaleses e com jornalistas da televisão nacional 

e de outros setores midiáticos. As informações obtidas foram 

complementadas por trabalhos acadêmicos sobre a imprensa de 

modo geral e, particularmente, sobre a imprensa senegalesa. 

É com base nessa abordagem teórica e metodológica que 

obtemos os resultados que se seguem.



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
14

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

3 Gênese da televisão nacional senegalesa

No Senegal, a implantação da televisão ocorreu no âmbito 

de um Estado recém-independente e foi marcada por dois fatos 

principais: o lançamento de uma televisão educativa em 1963 e, 

mais tarde, sua substituição, em 1972, por uma televisão nacional de 

caráter generalista. A gênese marcou profundamente as dinâmicas 

associadas à televisão senegalesa.

3.1 A televisão educativa pioneira

Na sequência da independência nos anos 1960, a implantação de 

uma televisão nacional representou um passo extremamente importante 

para os Estados da África subsaariana francófona. A televisão foi, de 

certa forma, percebida não apenas como símbolo do poder e atributo 

da soberania, mas também como vitrine ideológica dos partidos no 

poder (Dioh, 2009). É por isso que os Estados se apressaram em criar 

televisões públicas nacionais, cada um tentando ser o primeiro a fazê-lo. 

Em 1963, o Congo Brazzaville deu início ao processo. O Senegal também 

alimentou um projeto similar naquele mesmo período, mas, por razões 

políticas e econômicas, isso não aconteceu (Dioh, 2009, pp. 187-188). 

Do ponto de vista político, o projeto sofreu por conta de um conflito 

“fratricida” que ocorreu, em dezembro de 1962, entre o então presidente 

Senghor e o presidente do Conselho Mamadou Dia, o primeiro acusando 

o segundo de golpe de Estado por conta de divergências profundas em 

relação à orientação ideológica e econômica que seria dada ao novo 

Estado senegalês. Além disso, no plano econômico, o Estado hesitava 

quanto à necessidade de lançar uma televisão pública nacional, o que ia 

de encontro com as medidas de austeridade econômica que se faziam 

necessárias por conta da situação do país (Unesco, 1974, p. 8). Esse tipo 

de iniciativa era visto como prematuro devido aos numerosos desafios 

econômicos e sociais a serem enfrentados por um Estado novamente 

independente. A prioridade para a África subsaariana francófona 

naquele momento era desenvolver primeiro sua rede radiofônica, em 

vez de se lançar em uma aventura televisiva, de natureza duvidosa e 

também bastante cara (Dioh, 2009, p. 28).

Por essas diferentes razões, o Senegal optou, por fim, pelo 

lançamento de uma TV educativa, em 1962, no lugar de uma televisão 

pública nacional. A televisão educativa, constituída com o apoio da 



15Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

Unesco, visava à educação de adultos, incluindo analfabetos. No início 

dos anos 1960, de fato, a ideia de utilizar a televisão para favorecer a 

educação em um país em via de desenvolvimento estava em voga. Projetos 

de televisão educativa foram desenvolvidos em vários países da África 

(Quênia, Nigéria, Níger, Sudão) buscando, frequentemente, funcionar 

como paliativo para a falta de professores nesses países que se tornavam 

novamente independentes (Maurel, 2011). Essa política se inseria no 

contexto do paradigma da comunicação para o desenvolvimento, 

também chamada de comunicação para a mudança de comportamentos, 

bastante em voga nos anos 1960, sob influência das teorias para a 

modernização do Sul. De acordo com essas teorias, era possível atingir o 

desenvolvimento sob a condição de difundir, de forma quase mecânica, 

ideias, conhecimentos e novos valores, e de transferir as “boas práticas” 

dos países do Norte para os do Sul, utilizando-se, para isso, da mídia de 

massa (Misse & Kiyindou, 2009). Ao decidir apoiar esse tipo de projeto 

na África, a Unesco também se inspirava no papel desempenhado 

pelas rádios e televisões educativas rurais implementadas logo após a 

Segunda Guerra Mundial no Canadá, na França e na Índia. Esse papel 

foi considerado positivo por várias missões de avaliação devido aos 

resultados obtidos em termos de desenvolvimento econômico e social 

nas zonas de implementação dessas mídias (Unesco, 1974, pp. 7-8). 

Na medida em que esse projeto de televisão educativa 

orientava a todo o continente africano, a Unesco, durante sua 

conferência geral de 1962, exprimiu junto à delegação do Senegal o 

seu desejo de ver o seu país escolhido para o projeto piloto. Assim 

que o acordo foi assinado em 7 de dezembro de 1963, passou-se à 

implementação do projeto: o recrutamento e a formação do pessoal, 

a construção das instalações técnicas – graças à cooperação francesa 

e canadense que enviaram especialistas e equipamentos – e a 

escolha da radiodifusão nacional para abrigar a televisão educativa. 

Esta só pôde dar início à sua programação a partir de 1965. 

Contudo, por conta de um raio de transmissão bastante limitado (30 

quilômetros), da existência de uma única emissora e das limitações 

de ordem técnica, a televisão só cobria a capital do país, Dacar, 

e a sua periferia. Pouco numerosos na época, os telespectadores 

seguiam as emissões em dez teleclubes organizados por conta 

das circunstâncias. Eles tinham direito a programas semanais de 

curta duração. Mesmo que, no início, a programação se limitasse a 

temas como higiene e nutrição, ela foi, entre 1965 e 1966, ampliada 

para outros assuntos como civismo, economia doméstica, religião, 



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
16

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

telejogos e os programas produzidos pelos próprios teleclubes 

(Unesco, 1974, p. 18). A televisão educativa alcançou certo sucesso, 

como mostra essa entrevista realizada com o presidente de um 

teleclube localizado na periferia de Dacar:

A televisão produziu grandes mudanças aqui, em Pikine. Ela nos 
ajudou a criar nossas crianças e a nos alimentar. Hoje em dia, 
damos a elas mingau de painço e continuamos a amamentá-
las, de forma que não sofram no momento do desmame. Uma 
das principais mudanças aconteceu na escola. As crianças não 
acompanhavam as aulas. Mas assim que os pais passaram a 
ver televisão, eles começaram a compreender a importância 
da educação […]. Aqui, todo mundo quer saber quando serão 
retomadas as transmissões de televisão, e não apenas as 
mulheres, mas também os homens, que acompanhavam com 
bastante atenção os programas e apreciavam as mudanças que 
eles provocavam em suas esposas [...] E há tanta coisa para 
aprender, e a televisão foi a melhor educação que tivemos. 
(Unesco, 1974, p. 4).

 Essa mídia, contudo, foi apenas um breve parêntese na 

história do audiovisual senegalês.

3.2 O lançamento de uma televisão nacional

Em 1972, a televisão educativa transmitiu, com grande 

sucesso, os Jogos Olímpicos de Munique. O Estado senegalês 

decidiu transformar, de forma improvisada, o canal em uma 

televisão dedicada à informação política e notícias de modo 

geral, “acelerando as obras de instalação de infraestruturas: a 

aquisição de equipamentos apropriados e a instalação de uma 

estação terrestre em Gandoul, próximo a Thiès” (Dia, 1987, 

p. 411). Para regulamentar o lançamento desta nova televisão 

nacional, adotou-se a Lei n. 73-51, de 4 de dezembro de 1973, 

que transformava a radiodifusão nacional criando o Office de 

Radiodiffusion Télévision du Sénégal (ORTS), estabelecimento 

público de caráter administrativo e que agrupava a rádio e a 

televisão em uma mesma entidade. O primeiro artigo da Lei n. 

73-51 estipulava que:

O Office de Radiodiffusion Télévision du Sénégal tem por 
objetivo, por meios próprios, de responder às necessidades 
e aspirações da população no que se refere à informação, 
à cultura, à educação, ao entretenimento e à ilustração dos 
valores da civilização. Ele deve, nesse sentido, se pautar-se por 
uma exclusiva preocupação em relação aos interesses gerais da 
coletividade [...]. 



17Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

4 O funcionamento da televisão nacional senegalesa 
sob o regime socialista

Oficialmente, a televisão nacional deveria desempenhar um 

papel de serviço público. Entretanto, esta vocação tornou-se impossível 

de ser realizada em razão da ideologia política em vigor. Sob o pretexto 

de uma unidade nacional que deveria ser construída e também dos 

imperativos ligados ao desenvolvimento econômico e social a serem 

alcançados de forma a lançar as bases de uma nova nação independente, 

a televisão foi colocada sob tutela exclusiva do Estado. 

4.1 Um veículo sob o controle exclusivo do partido estatal

O argumento utilizado pela maior parte dos regimes africanos 

do período pós-independência para justificar a criação de partidos únicos 

e justificar sua manutenção no poder foi a desqualificação do pluralismo 

político associado ao “tribalismo” e considerado como fator permanente 

de “atentado à ordem pública” (Mahiou, 1969). Isso em um contexto em 

que o direito ao voto já havia sido introduzido na colônia francesa do 

Senegal, bem como no restante da África francófona onde os cidadãos 

já estavam familiarizados com as ideias e práticas democráticas 

(Suret-Canal, 1992, pp. 46 – 66). Contudo, após a independência, 

o então presidente Senghor acusou a oposição de constituir uma 

entidade estritamente subversiva e imatura face às exigências de 

um multipartidarismo “responsável” e “construtivo”. Na verdade, 

Senghor enfrentava uma oposição de esquerda marxista ultrarradical 

e uma oposição nacionalista que acreditava que a descolonização só 

aconteceria de fato com a saída de Senghor do poder, já que ele era visto 

como “aprendiz” do neocolonialismo francês enxertado na sociedade 

senegalesa. Ao classificar essa acusação de estéril, Senghor “liquida” os 

partidos de oposição para conduzir uma unificação do campo político 

senegalês em torno da sua pessoa e do seu partido, a Union Progressiste 

Sénégalaise (UPS, União Progressista Senegalesa, em tradução livre). 

Para maximizar o papel da mídia nacional, o Estado 

senegalês faz uso expressivo dos meios jurídicos, financeiros, 

logísticos e humanos para eliminar a imprensa independente, afiliada 

aos partidos políticos recém-dissolvidos e estabelecer a hegemonia 

da mídia estatal. Assim, em seu primeiro plano quinquenal de 

desenvolvimento, iniciado em 1961, é dito que: 



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
18

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

De um orçamento total de 92,67 bilhões de francos, o estado 
atribuirá ao Ministério da Informação 450 milhões de francos. 
A radiodifusão recebe a maior parte dos recursos, ficando com 
335 milhões para a aquisição de um potente transmissor de 200 
quilowatts ao custo de 150 milhões, equipamento de reportagem 
e de transmissão por 100 milhões, reforma das instalações por 
40 milhões. A instalação de antenas de longo alcance para a 
transmissão em ondas curtas está prevista a um custo de 35 
milhões, bem como uma emissora regional em Saint-Louis por 10 
milhões. Uma subvenção de 15 milhões de francos será alocada 
para a criação de um Office du cinema [Escritório de Cinema, em 
tradução livre], permitindo a compra de material de imprensa 
e fotografia e a instalação de um teletipo conectado à Reuters 
e avaliado em 10 milhões. A instalação e a equipagem de 28 
centros regionais de informação, fundamental na estruturação da 
educação em larga escala das massas, deverá custar 75 milhões, 
incluindo caminhões de projeção de cinema. Em quatro anos, a 
repatriação deste orçamento deve seguir uma curva crescente 
anual: 1961: 52 milhões, 1963, 128 milhões, 1963, 132 milhões; 
1964, 138 milhões. (Paye, 1992, p. 332). 

Essa vontade de construir uma política de informação baseada 

no monopólio das mídias estatais levou os poderes públicos senegaleses 

a adquirirem o jornal Paris-Dakar rebatizado como Dakar-Matin e 

transformado, em 1970, em um jornal diário governamental sob nome 

de Le Soleil. E também de reforçar a Agence de Presse Sénégalaise, 

criada em 1959. Uma vez implantada, em 1972, a televisão acabou 

por se integrar a este dispositivo ideológico-midiático oficial para 

consolidar o papel do Estado no setor das mídias, supostamente lhe 

permitindo controlar a opinião pública nacional.

A Lei n. 73-51, de 4 de dezembro de 1973, transformava o 

audiovisual público em um mero serviço administrativo, transformando 

os jornalistas em simples agentes administrativos submetidos às 

normas que regiam os funcionários do Estado. Os jornalistas das mídias 

estatais estavam, assim, submetidos ao dever de reserva que, como se 

sabe, é incompatível com a liberdade de expressão e que fundamenta a 

liberdade de imprensa. Os jornalistas não tinham outra escolha a não ser 

se submeterem ou se demitirem – em um contexto midiático nacional 

marcado pela ausência de empresas de mídia privadas suscetíveis a 

contratá-los em caso de demissão. A Lei n. 73-51 proibia, em seu artigo 

3º, a criação de qualquer veículo audiovisual independente sob pena 

de um mês a um ano de prisão. O conselho de administração da ORTS 

e o comitê de direção eram compostos por membros majoritariamente 

vindos dos diferentes ministérios e da Assembleia Nacional, os 

jornalistas eram minoritários. O diretor geral da ORTS era nomeado pelo 

presidente da República a partir de uma proposição do Ministério da 

Informação, o que o colocava em uma relação de dominação.



19Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

4.2 As formas de fidelidade ao regime

As diferentes formas de fidelidade da televisão ao regime 

socialista fizeram com que esta mídia estatal e o regime levassem, 

simultaneamente, à ruptura das relações entre as populações e o 

veículo qualificado de forma abusiva pelo governo como “público”. 

4.2.1 A asfixia da pluralidade de expressão

 

A primeira forma de demonstração de fidelidade da 

televisão nacional senegalesa ao regime socialista foi a ausência 

de pluralismo, ilustrada pela exclusão sistemática e deliberada dos 

partidos de oposição e das vozes anticonformistas. Sob o pretexto 

de evitar que órgãos públicos de imprensa fossem transformados 

em lugares permanentes de campanha eleitoral, houve um processo 

de marginalização dos opositores no que diz respeito ao acesso à 

televisão, à rádio e ao jornal diário Le Soleil por meio da limitação do 

tempo de fala pelas autoridades e pela ocultação de suas opiniões e 

ações, de forma a produzir uma informação homogênea e consensual 

(Diop 1995, pp. 355 – 357). A consequência direta desse ostracismo foi 

a ausência de polêmicas, de debates contraditórios sobre as grandes 

decisões que afetavam a nação. Do ponto de vista dos governados, 

sua exclusão da mídia pública se materializou, sobretudo, pela 

ausência de visibilidade de suas preocupações, transformando essas 

mídias em espaços dominados por um jornalismo institucional, de 

prestação de contas. Esse tipo de sistema, de direção única, dos 

governantes aos governados, excluía a maior parte da população 

da comunicação política. Afinal, no lugar de utilizar as mídias 

como ferramentas de troca de ideias e como meio de estabelecer 

contato com os cidadãos, os governantes socialistas faziam dela um 

instrumento de propaganda para transformar os leitores, audiência e 

telespectadores em receptáculos passivos de suas mensagens

 Durante esse período, os líderes políticos conhecidos por 

sua oposição ao regime socialista como, por exemplo, o historiador 

e pan-africanista Cheikh Anta Diop e o economista e jurista 

Abdoulaye Wade, não podiam ser manchete no telejornal e, muito 

menos, convidados a participar. Artistas anticonformistas, como o 

cineasta Ousmane Sembène, eram ocultados pela televisão nacional 

senegalesa pelas mesmas razões.



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
20

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

 Devido à sua constante propaganda em favor do regime 

socialista, a televisão nacional acabou cristalizando todas as 

frustrações dos partidos de oposição, da sociedade civil independente, 

de certas comunidades confessionais e de uma parcela significativa 

do grande público senegalês. 

4.2.2 A excessiva encenação do poder

A segunda demonstração de fidelidade ao regime por parte da 

televisão foi a encenação excessiva do poder, que aparecia pelos menores 

fatos e gestos. Assim, projetado para ser um reflexo da sociedade 

senegalesa e um barômetro dela, capaz de permitir que ela se situasse 

em relação ao restante do mundo, o telejornal das 20 horas acabava 

se limitando ao chefe de Estado, suas realizações, suas caravanas 

políticas no interior do país, suas viagens internacionais. Em seguida, 

vinham, de forma subsidiária, as atividades do primeiro-ministro, dos 

outros membros do governo, dos grupos religiosos aliados ao poder e 

que se sentiam obrigados, para continuarem a se beneficiar das boas 

graças do governo, a citarem novamente o chefe de Estado em todos 

os seus discursos ou declarações (Sarr & Thiaw, 2002). Como destacava 

o jornalista Jacques Habib Sycette, essa parcialidade contribuía na 

construção de uma imagem deformada da sociedade senegalesa:

Existe na televisão nacional, alimentada pelo nosso dinheiro 
e pelo trabalho ingrato de todos os senegaleses, muita 
propaganda política, muito da família biológica e política do 
chefe de Estado, muito apoio a uma confraria religiosa em 
detrimento a outros grupos confessionais, muito discurso 
e poucos resultados visíveis, palpáveis, muito proselitismo 
religioso em um Estado que deve ser imparcial, dar trabalho 
a todos e de forma igualitária, e, sobretudo, evitar romper os 
equilíbrios que governam a nação e o país (o acesso para todos 
a uma cobertura equilibrada de notícias e de informações; 
remuneração justa do trabalho no campo; equidistância em 
relação a todas as confissões religiosas). (Sy, 2003, p. 27).

4.2.3 O excesso de zelo dos diretores gerais 

A terceira demonstração de fidelidade da televisão em relação 

ao regime residia no excesso de zelo dos diretores gerais que se 

sucederam no comando do audiovisual público senegalês. Como suas 

nomeações podiam ser revogadas em qualquer momento e/ou em 



21Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

razão de sua grande proximidade política com o Partido Socialista, eles 

acabavam adotando o papel de guardiões da linha pró-governamental 

no audiovisual público. Laudatórios zelosos do poder, esses diretores 

gerais não hesitavam em aparecer diante das câmeras da televisão 

nacional e comentarem as notícias maquiando o sucesso e os 

fracassos do governo e, quando necessário, crucificando os opositores 

políticos. É dessa forma que o ensaísta Mody Niang vai descrever, 

mais tarde, Babacar Diagne, diretor geral do audiovisual público sob a 

presidência de d’Abdou Diouf: “Ele era profundamente antioposição e 

velava pessoalmente para que um tempo congruente fosse dedicado 

à cobertura da oposição. Contudo, ele falava de forma indecente e 

invasiva das qualidades do partido no poder” (Diakhité, 2013, p. 56).

Representando os olhos e os ouvidos do Estado nas redações do 

sistema público de rádio e TV, esses diretores gerais desempenhavam 

o papel de gatekeeper, não no sentido jornalístico do termo, mas no 

sentido político. De fato, censuravam todos os assuntos e pedidos de 

cobertura não favoráveis ao governo e que fossem formulados pelos 

partidos de oposição e pelas forças sociais não alinhadas ao regime. 

Kadialy Diakhité, que fez toda sua carreira como jornalista no setor 

audiovisual público do Senegal, testemunhava que: 

Os pedidos de reportagem e de cobertura de eventos chegavam 
pelo correio ou por fax diretamente no escritório do diretor 
geral. Por telefone, apenas os pedidos urgentes, de caráter 
imperativo. Diferente da situação ideal, esses pedidos não 
eram encaminhados aos serviços competentes para serem 
analisados. Em alguns casos, eles corriam o risco de serem 
ignorados. A Direção Geral, que visivelmente não queria ser 
pega de surpresa, buscava, dessa forma, exercer um controle 
a piori mais eficaz, levando em conta, é claro, o que havia sido 
solicitado. (Diakhité, 2013, p. 5).

Por conta dessa feudalização, era previsível que, na virada 

dos anos 1980, a TV senegalesa fosse confrontada por uma crise, 

resultado da rejeição popular.

4.3 A negação da crise do Estado pós-colonial 

No início da década de 1980, o Estado pós-colonial senegalês 

conheceu uma grave crise econômica e financeira, em razão de uma 

má gestão e foi obrigado a aceitar um programa de ajustes estruturais 

imposto pelo FMI e pelo Banco Mundial. Como mostram os trabalhos 

de Momar-Coumba Diop e de Mamadou Diouf (1990, pp. 326-327), a 



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
22

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

crise se manifestou primeiro por uma forte deterioração do poder de 

compra das populações, seguida de um aumento do preço dos bens 

de consumo. Ela se traduziu, em seguida, por um aumento expressivo 

do desemprego e do subemprego, como consequência das sucessivas 

deflações dos setores público e parapúblico. Essa crise multissetorial 

mergulhou o Senegal em uma profunda morosidade, como descreve 

este comentário do semanário Sud Hebdo:

É a desordem e o medo do amanhã em todo lugar. Sinais dos 
tempos, mas também um fenômeno social inevitável. Resultado 
da política econômica adotada, essa forte tendência que afeta 
as conquistas sociais sem necessariamente abrir novas vias de 
melhoria, intriga até os mais fleumáticos, quando não nos impõe 
o deve de investigar e de questionar. (Sud Hebdo, 1988, pp. 4-5).

A crise, de consequências sociais desastrosas, acabou por 

desacreditar a televisão senegalesa, em razão da enorme diferença 

entre a situação real do país e as reportagens elogiosas sobre as 

supostas performances econômicas e pessoais do regime. Enquanto 

os telespectadores desejavam conhecer as razões da crise, a televisão 

se contentava em reproduzir o discurso oficial, que invocava, para se 

distanciar da crise, a “deterioração dos termos de troca Norte-Sul”, a 

“seca”, ou ainda o “perigo acrídeo”. Em uma reportagem de TV sobre 

a falência das empresas públicas e parapúblicas e a desagregação dos 

estabelecimentos bancários não aparece nenhum questionamento 

sobre papel da gestão estatal. Em vez de explicar aos senegaleses as 

verdadeiras razões da crise, a televisão continuava a apresentar longos 

comunicados do conselho ministerial, a agenda de audiências do 

presidente da República recebendo os embaixadores recém-acreditados 

ou em fim de missão, as visitas dos chefes de estado estrangeiros 

ao Senegal. Durante as eleições presidenciais e legislativas de 1988, 

a cobertura tendenciosa da campanha eleitoral reforçou ainda mais 

o descrédito da televisão nacional. Para impedir que os opositores 

mostrassem aos eleitores a origem da crise econômica e social ou que 

se exprimisse sobre os riscos de fraude eleitoral, a televisão nacional 

decidiu atribuir 15 minutos por dia à propaganda do Partido Socialista, 

enquanto os partidos de oposição dispunham apenas de três minutos 

cada um (Diop & Diouf, 1990, p. 313).

A falta de credibilidade que atingia a televisão foi amplificada 

pelo aparecimento dos primeiros jornais privados (Sud Hebdo, 

WalFadjri, Le Témoin, Le Cafard Libéré). Dirigidos, em parte, por 

jornalistas dissidentes do setor público, esses jornais defendiam um 



23Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

jornalismo independente, baseado na informação e na investigação. 

Isso permitia, por um lado, que eles se distinguissem da mídia oficial 

e, por outro, da imprensa de opinião afiliada aos partidos políticos, 

que haviam emergido em meados da década de 1970. Desde 

1987, por exemplo, o Le Cafard Libéré questionava diretamente a 

responsabilidade do regime na degradação do tecido econômico e 

bancário local, mostrando a existência de um laço de causa e efeito 

entre a crise econômica e financeira nacional e a gestão clientelista 

do Estado. Apesar desse novo discurso emitido pelo Le Cafard Libéré 

e por outros jornais privados, o presidente Abdou Diouf foi reeleito, 

embora tenha saído desacreditado do processo eleitoral. Nesse 

contexto, os jornais independentes revelaram seus erros de gestão, 

bem como suas fraudes eleitorais. 

Isso evidentemente afetou a imagem da televisão nacional, 

considerada como um ator do “hold-up eleitoral” de 1988. Durante a 

cobertura organizada pela TV para comentar os primeiros resultados, a 

oposição não foi convidada, apenas membros do partido do então chefe 

de Estado Abdou Diouf, intelectuais “neutros” e jornalistas estrangeiros.

4.4 As reformas do setor audiovisual nos anos 1990

Desde o início dos anos 1990, uma série de leis foram adotadas 

para reformar e democratizar o setor radiotelevisivo senegalês, em 

resposta à crise de legitimidade do regime: a Lei nº 92-03, de 16 de 

dezembro de 1991, sobre a criação de uma sociedade nacional chamada 

“Radiodiffusion Télévision Sénégalaise” (RTS, Radiodifusão e Televisão 

Senegalesa, em tradução livre); e a Lei nº 92-57, de 3 de setembro de 

1992, referente ao pluralismo no setor radiotelevisivo. Essas novas 

leis modificaram as missões conferidas ao setor audiovisual público. 

Assim, o artigo 2 da lei de 1991 estipulava que:

A Sociedade nacional contribui para satisfazer as necessidades 
e aspirações da população no que se refere à informação, 
à cultura, à educação e ao entretenimento. Ela dispõe, no 
conjunto do território nacional, do monopólio da difusão e da 
distribuição, direcionado ao público, de programas de rádio e 
televisão. A associação de emissoras afiliadas ao exercício do 
monopólio será, caso necessário, objeto de convenções que 
tratem das obrigações recíprocas das afiliadas e da Sociedade 
nacional. Essas convenções serão aprovadas por decreto. A 
Sociedade nacional deve se orientar exclusivamente pelos 
interesses gerais da coletividade. Ela será conhecida no Senegal 
pelas emissões produzidas ou coproduzidas, bem como pelos 
intercâmbios internacionais de produção audiovisual. Ela 
contribui para reforçar a unidade nacional [...].



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
24

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

Essa lei trazia, portanto, duas mudanças decisivas. A 

primeira era a passagem de um estatuto de estabelecimento público 

de caráter administrativo (inteiramente financiada com recursos 

estatais) ao de estabelecimento comercial que deve buscar as suas 

próprias modalidades de financiamento. A segunda mudança era 

a possibilidade aberta aos operadores independentes de lançarem 

rádios e televisões privadas, desde que assinassem um contrato de 

convenção com a RTS. Assim, as primeiras rádios comerciais privadas 

foram criadas em meados dos anos 1990 (Sud Fm, Walf Fm, Nostalgie 

etc.), embora a televisão continuasse como monopólio público.

Além disso, a Lei nº 92-57, de 3 de setembro de 1992, referente 

ao pluralismo no setor radiotelevisivo, foi adotada, em teoria, com o 

objetivo de reforçar o pluralismo audiovisual e o acesso das mídias 

públicas audiovisuais pelos partidos de oposição. Contudo, apesar 

da lei, esse acesso pela sociedade civil e por qualquer organização 

política de oposição ao partido no poder continuou bastante limitado.

Em suma, esses dois textos contribuíram pouco para reforçar 

as missões de serviço público da televisão nacional: ela se manteve 

sob o bastão político e ideológico do um Estado-Partido, apesar das 

exigências de que ela se responsabilizasse por garantir sua autonomia 

financeira (Faye, 2015).

4.5 A influência do modelo organizacional e político francês

O que nos mostra essa evolução é que a história da televisão 

na África subsaariana francófona, de modo geral, e particularmente 

da televisão nacional senegalesa, não pode ser estudada sem ter 

como referência o modelo francês. Quando as antigas colônias 

francesas criaram suas televisões, após a independência, elas 

solicitaram assistências técnica à França. Foi o Office de Radio 

Télévision Français (ORTF, Escritório de Rádio e Televisão francesa, 

em tradução livre) por meio do l’Office de Coopération Radiophonique 

(OCORA, Escritório de Cooperação Radiofônica, em tradução livre) 

que ficou encarregado dessa missão. Essa assistência técnica 

cobria uma série de ações: o envio de jornalistas e de engenheiros 

para a realização de estudos técnicos e a instalação do material 

necessário; a formação, na França, de jornalistas e técnicos em 

televisão africanos; a produção dos primeiros filmes e reportagens 

a serem difundidos (Dioh, 2009, pp. 27-33). 



25Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

Essa transferência de tecnologia e de competência foi 

acompanhada pela transferência do modelo da ORTF caraterizado, 

sob o plano jurídico e administrativo, por um monopólio exclusivo do 

Estado no setor audiovisual – o que, na França, durou até 1981. Esse 

monopólio, herança da Segunda Guerra Mundial, foi consequência de um 

centralismo excessivo e pelo controle do Estado sobre o ORTF, limitado 

a um simples estabelecimento comercial de caráter administrativo 

(Regourd, 2013, p. 3). Seus diretores gerais eram nomeados e 

revogados pelo conselho ministerial, de acordo com a vontade de quem 

mandava. Seus jornalistas e técnicos eram considerados funcionários, 

que deviam se manter leais ao Estado francês em detrimento à liberdade 

de imprensa. O governo francês intervinha mesmo no conteúdo dos 

telejornais. Em uma entrevista coletiva que ficou famosa, o presidente 

Georges Pompidou chegou a declarar publicamente, em 2 de junho de 

1970, que a televisão era “a voz da França no país e no estrangeiro”: 

Nós nunca encontramos o equilíbrio perfeito de nossa informação. 
Talvez isso seja por causa do governo. Talvez também seja por 
causa dos jornalistas! Ser jornalista da ORTF não é a mesma 
coisa que ser jornalista em outro lugar. A ORTF, independente de 
ser vista ou não, é a voz da França. Ela é assim considerada no 
estrangeiro e também pelo público. (Pompidou, 1970).

Como as televisões africanas que se inspiraram nesse modelo, 

a ORTF viu sua legitimidade ser questionada por um vasto movimento 

de contestação popular por ocasião da chegada ao poder do presidente 

François Mitterrand (Open Society Institute, 2005, p. 212).

A ORTS e a ORTF apresentam, portanto, semelhanças claras. Nos 

dois casos, encontra-se o regime jurídico de monopólio estatal do setor 

de audiovisual, a mesma organização administrativa, as mesmas formas 

de intrusão governamental no setor, as mesmas regras de nomeação e 

de revogação dos diretores gerais. Ocorreu também a mesma crise de 

credibilidade que acabou por suscitar a rejeição dos telespectadores.

  

5 Conclusão

 Nossa questão inicial era discutir por que os telespectadores 

senegaleses se mostravam insatisfeitos em relação ao funcionamento 

da televisão nacional, sob o regime socialista (1960 – 2000). Os 

resultados do presente estudo revelaram o processo que levou à 

sua desarticulação: embora a televisão nacional senegalesa fosse 



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
26

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

supostamente uma mídia pública a serviço dos interesses gerais 

da sociedade, ela foi, ao longo dos 40 anos de sua existência, um 

monopólio exclusivo do estado, utilizada em prol do regime socialista. 

Isso explica as práticas que levarão ao seu afastamento em relação ao 

povo senegalês: asfixia da expressão plural; marginalização sistemática 

da oposição política e da sociedade civil; excessiva encenação do 

poder; hipertrofia das imagens e dos discursos de propaganda 

veiculados por jornalistas financiados pelo regime; transformação 

da mídia em aparelho eleitoral permanente; incapacidade de refletir 

as realidades políticas, econômicas e sociais do país; e ausência de 

crítica e de debate contraditório. Essas práticas progressivamente 

transformaram a televisão nacional senegalesa na expressão de um só 

clã, o do chefe de Estados dos membros do seu governo, dos grupos 

de pressão aliados ao poder e todo tipo de apoiadores 

 Compreende-se, assim, os motivos que explicam por quê, 

antes da queda do Partido Socialista, durante as eleições presidenciais 

de 2000, os senegaleses estavam convencidos de que a televisão não 

poderia mudar se não houvesse uma alternância política. Trabalhos 

posteriores permitirão mostrar que as mudanças esperadas e 

prometidas pela oposição política também não se concretizaram nas 

duas últimas décadas, o que mostra a dificuldade de se desvencilhar 

de um modelo cujas origens se vinculam a um antigo monopólio. 

NOTAS

1 No paradigma do individualismo metodológico, Boudon faz 
convite a definir todo fenômeno social, independente do que 
seja, como resultado de ações individuais, ações fundadas nas 
“boas razões”, atribuídas pelos atores em função de seu con-
texto, na hora de agirem, na adesão aos sistemas de valores 
de suas escolhas, ou na emissão de determinados julgamentos 
(Cf. Morin, 2006).

2 Segundo Merton (1965, pp. 102-134), as funções manifestas cor-
respondem às funções visíveis, oficiais e oficializadas, mas que 
podem ser mascaradas por funções latentes mais difusas, menos 
conhecidas. Confundi-las constitui-se no risco assumido pelo so-
ciólogo quando ele estuda as funções de um indivíduo ou de uma 
instituição, como resultado de eventuais discrepâncias entre os 
dois tipos de função.



27Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

REfERêNCIAS

Barry, M. (2013). Histoire des médias au Sénégal - De la colonisation 
à nos jours. Paris: L’Harmattan.

Bénot, Y. (1969). Les indépendances africaines - Idéologies et réalités. 
Paris: Maspero, 2 tomos.

Charles, B. (1965). Le socialisme africain – Mythe et réalité. Revue 
française de sciences politiques, 15(5), pp. 856-884. https://doi.
org/10.3406/rfsp.1965.392884 

Conac, G. (Org.) (1993). L’Afrique en transition vers le pluralisme 
politique. Paris: Economica.

Cornu, D. (1994). Journalisme et vérité - Pour une éthique de 
l’information. Genève: Labor et Fides.

Dia, S. (1987). De la TSF coloniale à l’ORTS: évolution de la place et du 
rôle de la radiodiffusion au Sénégal (1911-1986). Tese de doutorado, 
Université de Gascogne Bordeaux III.. 

Diakhité, K. (2013). Promesses et désespoir d’un service public. Paris: 
L’Harmattan.

Dioh, T. (2009). Histoire de la télévision en Afrique noire francophone 
– Des origines à nos jours. Paris: Karthala.

Diop, A. (1995). La Communication politique et la démocratie au 
Sénégal. Tese de doutorado em Ciências da Informação e Comunicação, 
Institut Français de Presse, Université de Droit, d’Economie et de 
Sciences Sociales de Paris Panthéon Assas (Paris II).

Diop, M.-C. & Diouf, M.(1990). Le Sénégal sous Abdou Diouf – État et 
société. Paris: Karthala.

Diop, M.-C. (Org.) (1992). Sénégal-Trajectoire d’un État. Dakar: 
CODESRIA.

Fall, B. M. (2008). L’implantation de la télévision en Afrique de l’Ouest-
Sénégal : de l’ORTS à la RTS, un monopole tenace. In M. Silla (Org.), Le 
pluralisme télévisuel en Afrique de l’Ouest - Etat des lieux (pp. 43-52). 
Dakar: Midi/Occident,.

Faye, M. (2015). Bilan et perspectives de l’aide de l’état à la presse au 
Sénégal. Les Enjeux de l’information et de la communication, 16/1(1), 
19-38. Recuperado de https://www.cairn.info/revue-les-enjeux-de-l-
information-et-de-la-communication-2015-1-page-19.htm. 

Gaye, S. (1989, 2 fev.). Nos divergences, Sud Hebdo, n. 38.



Licença Creative Commons Atribuição SemDerivações-SemDerivados 4.0 Internacional 

(CC BY-NC-ND 4.0). 
28

Mor Faye

DOI: 10.25200/BJR.v15n1.2019.1129 

Le Bohec, J. (1997). Les rapports presse-politique - Mise au point d’une 
typologie idéale. Paris: L’Harmattan, 254 pp.

Le Cafard Libéré (1988, 28 abr). Sokho se cache. Le Cafard Libéré n. 32.

Le Cafard Libéré (1887, 15 set.) 10 milliards CFA – C’est l’ardoise du 
mollah réélecteur à l’USB. Le Cafard Libéré n. 14.

Mahiou, A. (1969). L’avènement des partis uniques en Afrique noire - 
L’expérience des États d’expression française. Paris: LGDJ.

Maurel, C. (2011). La radio et la télévision au service de l’éducation et 
du développement en Afrique – Analyse de l’action de l’Unesco dans 
les années 1960-1970. Africultures. Recuperado de www.africultu-
res.com/php/?nav=article&no=9977. 

Misse, M. & Kiyindou, A. (Orgs.) (2009). Communication et change-
ment social en Afrique et dans les Caraïbes – Bilan et perspectives. 
In Les Enjeux de l’Information et de la Communication. Grenoble: Uni-
versité Stendhal Grenoble 2. Recuperado de: https://lesenjeux.univ-
grenoble-alpes.fr/2009-supplement/pdf/Actes%20de%20Douala.pdf

Merton, R. K. (1965). Eléments de théorie et de méthode sociologique. 
Paris: Plon.

Open Society Institute. (2005). La télévision en Europe : régulation, 
politiques et indépendances - France. Recuperado de hal-sciencespo.
archives-ouvertes.fr/hal-01030806/document.

Paye, M. (1992). La presse et le pouvoir. In M-C. Diop (Org.), Sénégal 
– Trajectoires d’un État  (pp. 331-377). Paris: Karthala.
Pompidou, G. (1970). Conférence de presse de Monsieur Pompidou de 
2 jul. 1970. Vídeo recuperado de www.ina.fr/video/CAF94060379.

Morin, J.-M. (2006). Boudon, un sociologue classique. Paris: 
L’Harmattan.

Regourd, S. (2013). Archéologie du service public audiovisuel : 
quel passé pour quel futur ?, Les Enjeux de l’information et de la 
communication 14 (2), pp. 27-37. Recuperado de www.cairn.info/
revue-les-enjeux-de-l-information-et-de-la-communication-2013-2-
page-27.htm.

Sarr, I. & Thiaw, I. (2002). La place des griots dans la communication 
politique au Sénégal (transformation et continuité) In Bulletin de 
l’Institut Fondamental d’Afrique Noire (pp. 111-126). Dakar: IFAN.

Schudson, M. (1991). The Sociology of News Production Revisited. J. 
Curran & M. Gurevitch (Orgs.), Mass Media and Democracy (pp. 141-
159). Londres: Edward Arnold.



29Braz. journal. res., - ISSN 1981-9854 - Brasília -DF - Vol. 15 - N. 1 - abril - 2019.

A MÍDIA DO SETOR PÚBLICO E A CRISE DE CREDIBILIDADE NO SENEGAL

8 - 29

Sud Hebdo. (1998, 7 jul.). Emploi – 15 000 débauchés  Sud Hebdo, n. 
15, pp. 4-5.

Suret-Canal, J (1992). L’Union des Jeunes de Thiès, une composante 
méconnue de l’éveil politique. In H. d’Almeida-Topor (Org.), Les jeunes 
en Afrique - La politique et la ville (pp. 46-66). Paris: L’Harmattan.

Sy, J. H. (2003). Crise de l’audiovisuel au Sénégal. Dakar: Aide 
Transparence.

Tocqueville, A. (1992), De la démocratie en Amérique (1840). Paris: 
Les Editions Gallimard (Tomo 2: pp. 506-1193).

Unesco (1974). Les moyens d’information dans un contexte africain - 
Evaluation du projet-pilote du Sénégal. Les cahiers de la série Etudes 
et documents d’information, n. 69. Paris: Unesco.

MOR fAYE. Doutor, sociólogo da mídia e autor 

de vários trabalhos sobre a imprensa na África 

Francófona, o autor ocupa o cargo de Maître 

Assistant (Lecturer) no Sociologue des médias 

et auteur de nombreux travaux sur la presse 

en Afrique francophone, Docteur Mor Faye est 

Maître Assistant na UFR (Unidade de Formação 

e de pesquisa) das Civilizações, Religiões, 

Artes e Comunicação (CRAC), Université 

Gaston Berger de Saint-Louis (Senegal). E-mail 

mor.faye@ugb.edu.sn.

RECEBIDO EM: 27/11/2017 | ACEITO EM: 05/06/2018


