Imagens no calor da hora ou a Fênix renascida da imagem documental
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Fotojornalismo
fotografia documental
imagens de informação
relações interacionais

How to Cite

Caetano, K. (2008). Imagens no calor da hora ou a Fênix renascida da imagem documental. Brazilian Journalism Research, 4(2), 153–166. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.169

Abstract

Apesar da freqüente discussão, tanto nos meios acadêmicos quanto nos midiáticos, envolvendo a crise da imagem documental, na esteira da propalada crise da cultura documental como um todo, não há como negar a proliferação de imagens e o incremento de uma produção assumida com esse propósito no universo das relações comunicacionais, seja ele impresso ou digital. Se, no domínio da arte, a ação hegemônica contemporânea consiste na desestabilização figurativa das imagens, do lado das mídias de produção massiva, afirma-se a sua estabilização como condição fundante do ato de documentar. Este trabalho não visa abordar as várias concepções de documental, porque parte do pressuposto de que esse aspecto se apresenta como resultado de estratégias figurativo-enunciativas de “fazer crer”, responsáveis por múltiplos regimes de sentido. De suas escolhas e agenciamentos decorrem modalidades interacionais amparadas na mediatez ou imediatez dos processos compreensivos, num sistema de valores condicionantes do ato comunicativo que coloca em evidência as funções prática, cognitiva, afetiva ou fiduciária (calcada em regimes de crença) das mediações simbólicas. A questão mais geral que norteia o presente texto é indagar como as diferentes mídias, do fotográfico ao virtual, operam com essas imagens e que tipos de implicações comunicacionais promovem.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.169
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.