O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo
Ética
Blog
Visibilidade
Petrobras

How to Cite

Dalmonte, E. F. (2010). O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?. Brazilian Journalism Research, 6(2), 59–69. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.24

Abstract

Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeito
à estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,
ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante ao
ideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.24
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.