Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo
Imagem
Conectividade
Hipermídia
Ensino de Jornalismo

How to Cite

Gomes, M. R., & Soares, R. de L. (2011). Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(1), 171–199. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento deum projeto pedagógico elaborado para propiciar conectividade eestimular a criatividade na busca por linguagens inovadoras parao jornalismo contemporâneo. Partindo do pressuposto de que osdois aspectos estão relacionados e representam condição essencialpara a liberdade de expressão, entendemos a importância daexperimentação para a aquisição de conhecimento, consolidaçãoe engajamento em processos de aprendizagem. Além disso, ainteração entre alunos de jornalismo, e destes com as mídias, é umadas formas de reconhecer as práticas sociais e construir um espaçode aprendizado intelectual a partir delas. De acordo com essavisão, os objetivos de abertura a diferentes formas expressivas,combinação de teoria e prática, e produção e análise de discursosnas mídias podem ser contemplados por meio das tecnologiasdigitais. Estas propiciam ferramentas para a convergência eintegração de diferentes mídias, reunindo imagem, som e texto em forma hipermidiática. Desse modo, desenvolvemos sites de escritacolaborativa utilizando a plataforma wiki, apresentados nesteartigo a fim de possibilitar uma reflexão sobre os atuais desafios dojornalismo on-line na confluência de imagens e textos presente emsuas produções.
https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.