Regimes de convocação do ambientalismo nas revistas brasileiras de negócios
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Aidar Prado, J. L., & Prates, V. (2012). Regimes de convocação do ambientalismo nas revistas brasileiras de negócios. Brazilian Journalism Research, 8(2), 173–191. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.466

Abstract

As tensões entre o discurso liberal-capitalista e os discursos antagonistas do ambientalismo revestem-se de um especial interesse no Brasil. Este artigo apresenta um estudo dos regimes de convocação das reportagens sobre meio ambiente publicadas em 2010 nas duas revistas brasileiras mais influentes de economia e negócios, cujos contratos de comunicação propõem a modalização de executivos e empresas em direção ao sucesso econômico. Seu objetivo é analisar como os enunciadores tematizam os antagonismos ambientais conservando seu contrato geral de comunicação sob o paradigma liberal. Para isso, o enunciador constitui um regime de mesmidade/alteridade, sendo que a mesmidade é construída nos termos da corrente reformista do ambientalismo, enquanto a ecologia profunda e a ecologia radical são apresentadas como alteridades. Os pontos nodais que suturam as cadeias de equivalência do campo discursivo do ambientalismo, nos termos da mesmidade ambiental reformista, ou “sustentabilidade”, são a tecnologia e a gestão eficiente, que restituem o enunciatário ao contrato de comunicação original.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.466
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.