Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Brazilian Journalism Research?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A BJR publicar artigos acadêmicos originais e inéditos, redigidos por doutores ou estudantes de doutorados, sobre Teoria do Jornalismo, Pesquisa em Jornalismo e Críica do Jornalismo. Mestres e estudantes de graduação e mestrado podem submeter artigos em co-autoria com pesquisadores-doutores ou doutorandos.

A revista aceita preprints. Se você tiver depositado este artigo em um servidor de preprints, por favor, informe o DOI no momento da submissão, na caixa “Comentários ao editor”.

A BJR aceita textos em fluxo contínua, preferencialmente aqueles que apresentem resultados de pesquisa. Além disso a revista publica dossiês especiais sobre temas específicos em Jornalismo, detalhadas por meio de uma Chamada para Publicação

Os artigos submetidos à BJR devem conter de 40 mil a 55 mil caracteres (incluídos neste cálculo os espaços, as referências bibliográficas e as notas). Os artigos devem estar formatados de acordo com template da revista, disponível aqui.

 

1 Orientações gerais

O trabalho submetido deve ser de autoria intelectual própria. O autor deve identificar corretamente os dados e referências utilizados e dar os créditos ao autor ou fonte de informação consultados. Deve também de­clarar que todo material incluído no seu trabalho está livre de direitos de autor e que possíveis litígios judiciais de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual são de sua responsabilidade, de forma que exonera a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a revista e os editores da mesma de toda responsabilidade sobre os materiais apresentados.

Para submeter seu trabalho, o autor deve utilizar exclusivamente o sistema eletrônico da revista: http://bjr.sbpjor.org.br

A BJR aceita submissões em português, espanhol, francês ou inglês. O autor que submeter um trabalho em português, espanhol ou francês se compromete a enviar uma versão traduzida para o inglês 15 (quinze) dias após a comunicação do aceite pela BJR.

 

2 Os artigos devem ser submetidos com os seguintes elementos:

Título e subtítulo: Em português, inglês e espanhol.

Resumo/Resumen/Abstract: Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de até 100 palavras em português, inglês e espanhol.

Palavras-chave/palavras-clave/Keywords: Entre três (3) e cinco (5) palavras-chave em português, inglês e espanhol.

- Notas devem ser redigidas no final do texto, antes das referências bibliográficas;

- As referências e as notas devem ser citadas no texto com (Autor, data, p. número de página);

- Tabelas, figuras, fotos e ilustrações devem ter uma boa qualidade e alta resolução, ser em preto e branco e numeradas sequencialmente por categoria e claramente identificadas (Exemplos: Figura 1, Figura 2; Tabela 1, Tabela 2 etc.);

- Uma seção de Referências Bibliográficas em ordem alfabética deve seguir o texto; use o estilo da APA e a 6a edição do manual da APA.

As informações de identificação dos autores devem ser inseridas nos campos respectivos do sistema eletrônico quando da submissão dos textos e não devem ser incluídas no texto do artigo. No Sistema SEER, (s) autor(es) deve(m) fornecer um currículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional, cidade, país, e-mail, identificador ORCID, e outros dados relevantes.

O formato final do artigo deve seguir o template da BJR, disponível aqui.

Permissões de direitos de autor: os autores são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia publicadas anteriormente em outro local ou que tenham sido produzidas por outras pessoas que não o autor do artigo.

 

3. Depósito de dados de pesquisa. A Brazilian Journalism Research encoraja os autores a compartilharem os dados de suas pesquisas. Os autores que desejarem participar desta iniciativa devem encaminhar, no momento da submissão, um arquivo suplementar em formato Word contendo os dados e uma autorização permitidno a disponibilização desses dados sob licença CC-By 4.0 Internacional.

Os dados serão formatados e incorporados ao acervo da BJR Open Data repository, hospedado na OSFHome.

Caso prefira, o/a autor/a também pode hospedar os dados em outro repositório e encaminhar aos editores os dados de acesso (URL ou DOI).

Um link para acesso aos dados da pesquisa será incorporado ao artigo no momento da publicação.

 

4. Custos de publicação: A BJR não cobra taxa de submissão nem taxa de editoração de artigos aceitos para publicação.

 

O acompanhamento do processo editorial do artigo submetido pode ser realizado via Sistema SEER. Quando necessário, entre em contato com os editores pelo e-mail bjreditor@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  2. Se estiver submetendo um preprint, o identificador DOI do manuscrito será informado na submissão em Comentários ao Editor

     

  3. Estou ciente que a BJR adora práticas de Ciência Aberta adotada pela BJR. Autorizo os editores, quando considerarem necessário, a depositarem a versão preprint do manuscrito no repositório EmeRI e a publicarem os pareceres do meu artigo após sua publicação.

     

  4. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

     

  5. DOIs e URLs para as referências foram informadas quando possível.

     

  6. O texto obedece o template da revista; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

     

  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     

  8. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

     

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.