Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos passarão primeiro por uma verificação de plágio e autoplágio e de adequação ao template da revista. Em seguida, será realizada uma avaliação inicial pela equipe editorial (desk review), de acordo com os seguintes critérios: Amplitude internacional, Clareza metodológica, Originalidade, Qualidade e atualidade das referências, Caráter da pesquisa descritiva ou analítica. Mais informações sobre este processo, consulte o editorial do Volume 15, número 2 da BJR,

Os artigos que atenderem a esses critérios serão encaminhados à avaliação cega pelos pares, na qual tanto não há identificação tanto dos autores como dos avaliadores. Cada artigo é revisado por pelo menos dos avaliadores externos, escolhidos com base na temática dos artigos, dos referenciais teóricos e metodológicos adotados e, em alguns casos, na zona geográfica da pesquisa.

Um modelo de formulário utilizado pela revista de avaliação pode ser acessado aqui.

A BJR também poderá optar por depositar algumas submissões no repositório de preprins EmeRI, como uma alternativa para acelerar o processo de avaliação. Em consonância com as práticas da Ciência Aberta adotadas pela revista, a autoria do artigo será revelada. Por outro lado, essa prática não tira o ineditismo do artigo.  Mais informações sobre os preprints aqui

Avaliadores que possuam algum tipo de conflito de interesses – por exemplo, que tenham conhecimento da pesquisa ou que sejam da mesma instituição do autor – não serão selecionados.

No caso dos artigos aceitos, a equipe editorial da BJR pode proceder alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical, realizadas por revisores especializados – após consulta aos autores.

A BJR se resguarda o direto de publicação integral ou parcial de pareceres emitidos para artigos aceitos para publicação – desde que devidamente autorizados pelos/as pareceristas. Esta prática segue a política de Ciência Aberta adotada pela BJR.

Os textos não aceitos para publicação na revista BJR, arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.

Acesse aqui um resumo do Processo Editorial e dos Prazos de avaliação e publicação dos artigos submetidos à BJR.