Os multi-suportes a pleno vapor. O caso da empresa canadense Québecor, 1995-2010
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Demers, F., & Le Cam, F. (2012). Os multi-suportes a pleno vapor. O caso da empresa canadense Québecor, 1995-2010. Brazilian Journalism Research, 8(2), 237–260. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.468

Abstract

Este texto propõe uma análise das estratégias do grupo canadense Québecor a partir de uma pesquisa etnográfica, realizada entre 1999 e 2005, e de uma revisão das atividades do grupo e do estado das relações sociais cinco anos mais tarde, em 2010. O conglomerado representa o protótipo da empresa de comunicação que entrou, desde muito tempo, em um processo progressivo de convergência midiática. Aliando formas de sinergia na promoção cruzada de suportes, parcerias estratégicas com outros veículos e a introdução de inovações estruturais, o Québecor representa, na província canadense do Quebec, o ator que se dedica com mais intensidade à produção multi-plataformas. Nesse ponto, ele promove a figura do jornalista multitarefas, encorajado a multiplicar não apenas sua competência, mas também a produtividade. Contudo, tal dinâmica não cobre apenas as transformações da atividade trabalhistas dos empregados da empresa, mas mostra também as estratégias utilizadas por conglomerado para gerir as possibilidades financeiras e comerciais prometidas pela convergência.

 

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.468
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.