Gender and Numbers: Using Data from International Women’s Day Coverage on the Sites of Three Major Brazilian Newspapers

Ana Carolina Araújo

Resumo


Over the last decade, data journalism has evolved alongside information and communication technologies, spreading more and more into professional journalism. The purpose of this article is to understand if and how traditional press has reacted to the new technological tools available for reporting and the increasing availability of open data, whether public or private. To investigate these issues, articles published on the websites of three major Brazilian newspapers – Folha de S. Paulo, O Globo and O Estado de São Paulo – were analyzed for their coverage of International Women's Day in 2017. The results indicate that there is still a lack of data in most of the material, that the use of digital visualization techniques is still in its early stages and that there is no raw data supply in news production. On the other hand, the use of data and statistics without reference or source checking is quite noticeable and frequently occurs in the corpus.

Na última década, o jornalismo de dados evoluiu ao lado das tecnologias de informação e comunicação, espraiando-se cada vez mais pelo ambiente do jornalismo profissional. A proposta deste artigo é compreender se e como o jornalismo impresso tradicional tem reagido às novas ferramentas tecnológicas disponíveis para a prática da reportagem e à crescente disponibilidade de dados abertos, sejam eles de origem pública ou privada. Para investigar estas questões, foram utilizadas como material de análise reportagens publicadas nos sites de três grandes jornais brasileiros – Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo – durante a cobertura do Dia Internacional da Mulher em 2017. Os resultados indicam que a presença dos dados ainda ocorre na menor parte do material analisado, que o uso das técnicas digitais de visualização é incipiente e a oferta de dados brutos no processo de produção da notícia não existe. Por outro lado, foi possível perceber que o uso de dados e estatísticas sem indicação ou checagem de fontes é bastante frequente no corpus estudado.

En la última década, el periodismo de datos creció al lado de las tecnologías de información y comunicación, tomando el campo del periodismo profesional. La propuesta de este documento es comprender si y cómo el periodismo impreso tradicional ha reaccionado a las nuevas herramientas tecnológicas disponibles para la práctica del reportaje y la creciente disponibilidad de datos abiertos, ya sean de origen público o privado. Para esta investigación se analizarán reportajes publicados en los sitios de tres grandes periódicos brasileños – Folha de S. Paulo, O Globo y O Estado de São Paulo – durante la cobertura del Día Internacional de la Mujer en 2017. Los resultados indicaron bajo uso de datos, uso incipiente de visualizaciones digitales y ninguna oferta de datos brutos. El uso de datos y estadísticas sin referencias o chequeo de las fuentes fueron frecuentes.

Palavras-chave


Data journalism; Data-driven journalism; Digital journalism; International Women's Day

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DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v15n1.2019.1061

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ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

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