REPRESENTATIONS OF CATASTROPHE VICTIMS IN CONTEMPORARY NARRATIVE JOURNALISM

Marcio Serelle, Carlos Henrique Pinheiro

Resumo


ABSTRACT – In this paper, we study representations of catastrophe victims in two contemporary journalistic narratives in Brazil: Todo dia a mesma noite by Daniela Arbex and Tragédia em Mariana by Cristina Serra. We first study the meaning and uses of the word victim to describe the types of victims in the narratives. Our analysis of both narratives focuses on the victims. We aim to understand how the storytelling in each narrative develops the victims’ stories. The results of the analysis point to different narrative projects and, as a result, to different ethical positions regarding the representation of victims. Arbex’s work focuses on trauma as an emotional nucleus which all characters (and possibly the reader) suffer from. Investigating the catastrophe is the main focus in Serra’s work, with the stories of those who died told through the memory of those who survive them, who seek justice, and who look to rebuild their lives.

RESUMO – Neste trabalho, investigamos representações de vítimas de catástrofes em duas narrativas jornalísticas brasileiras contemporâneas: Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex, e Tragédia em Mariana, de Cristina Serra. Recuperamos, inicialmente, o significado e usos da palavra vítima para uma descrição dos tipos presentes nas narrativas. Analisamos, a seguir, as obras com ênfase na categoria da vítima, personagem que constitui a face humana do acontecimento. Objetivamos compreender como, em cada narrativa, as vidas afetadas são colocadas em enredo. Os resultados da análise apontam para projetos narrativos distintos e, por seguinte, de posições éticas também distintas acerca da representação das vítimas. A obra de Arbex reitera o trauma como núcleo dramático, que fixa as personagens (e possivelmente o leitor) no sofrimento; a de Serra atua investigativamente sobre a catástrofe, com a recuperação das histórias dos que morreram por meio da memória dos sobreviventes, que, em movimento, buscam justiça e reconstruir caminhos.

RESUMEN – En este trabajo investigamos representaciones de víctimas de catástrofes en dos narrativas periodísticas brasileñas contemporáneas: Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex, y Tragédia em Mariana, de Cristina Serra. Inicialmente, recuperamos el significado y usos de la palabra víctima para una descripción de tipos existentes en las narrativas. Analizamos las narrativas con énfasis en la categoría víctima, personaje que constituyó el rostro humano de los reportajes. Pretendemos entender cómo, en cada narrativa, se enredan las vidas afectadas. Los resultados del análisis muestran diferentes proyectos narrativos y distintas posturas éticas acerca las representaciones de las víctimas. La obra de Arbex reitera el trauma como núcleo dramático, que fija los personajes (y posiblemente el lector) in el sufrimiento; en Serra, se avanza en la investigación de la catástrofe, con el rescate de las historias de los que murieron por medio del recuerdo de los supervivientes, que buscan justicia y rehacer sus vidas.


Palavras-chave


Victim; Narrative Journalism; Catastrophe; Todo dia a mesma noite, written by Daniela Arbex; Tragédia em Mariana, written by Cristina Serra

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Agamben, G. (2008). O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo.

Aleksièvitch, S. (2016). Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras.

Arbex, D (2018). Todo dia a mesma noite. Rio de Janeiro: Intrínseca.

Arbex, D. (2020, february 22). Todo dia a mesma noite – Daniela Arbex [video file]. Retrieved from www.youtube.com/watch?v=AQv3g9r92l4

Arbex, D. (2020a, january 21). Daniela Arbex conta sobre novo livro, “Todo dia a mesma noite” [video file]. Retrieved from www.youtube.com/watch?v=k35LCECprlQ

Benveniste, E. (1991). Problemas de linguística geral. Campinas, SP: Pontes: Editora da Unicamp.

Candido, A. (2004). A personagem do romance. In A. Candido, A. Rosenfeld, D. A. Prado & P. E. S. Gomes (Eds.), A personagem de ficção (10ª ed.), pp.51–80. São Paulo: Perspectiva.

Caruth, C. (1996). Unclaimed experience – trauma, narrative, and history. Baltimore (MD): Johns Hopkins University Press.

Dosse, F. (2013). Renascimento do acontecimento. São Paulo: Editora Unesp.

Giglioli, D. (2018). Crítica da Vítima. Belo Horizonte: Editora Âyiné.

Girard, R. (1990). A violência e o sagrado (3ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Hersey, J. (2017). Hiroshima. São Paulo: Companhia das Letras.

Karmen, A. (2016). Crime victims (9ª ed.). Boston (MA): Cengage Learning.

Lesky, A. (1996). A tragédia grega (3ª ed.). São Paulo: Perspectiva.

Levi, P. (1997). A trégua. São Paulo: Companhia das Letras.

Lima, E. P. (2009). Páginas ampliadas. Barueri, São Paulo: Manole.

Nestrovski, A., & Seligmann-SILVA, M. (2000). Catástrofe e Representação. São Paulo: Editora Escuta.

Sarlo, B. (2007). Tempo passado. São Paulo: Companhia das Letras.

Seligmann-Silva, M. (2008). Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes Históricas. Psicologia Clínica, 20(1), 65–82. DOI: 10.1590/S0103-56652008000100005

Serelle, M. (2020) A personagem no jornalismo narrativo: empatia e ética. Revista Mídia e Cotidiano, 14(2), 44–64. DOI: 10.22409/rmc.v14i2.42179

Serra, C. (2018). Tragédia em Mariana. Rio de Janeiro: Record.

Suzuki JR., M. (2017). Jornalismo com H. In J. Hersey (Ed.), Hiroshima (pp.161–172). São Paulo: Companhia das Letras.

Zizek, S. (2014). Violência. São Paulo: Boitempo.




DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v17n2.2021.1393

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.