Desafios e novas formas de ensino do jornalismo em tempos de convergência das mídias

Lorena Tárcia, Simão Pedro P. Marinho

Resumo


Este trabalho é resultado de uma ação-pesquisa realizada com estudantes de jornalismo com o objetivo de investigar estratégias para preparação de um aluno proativo, capaz de demandar da instituição um processo educativo que responda às novas exigências profissionais geradas pela convergência das mídias, tirando máximo proveito da atual estrutura curricular. A ação-pesquisa teve a duração de um semestre letivo. Os resultados apontam que o ensino de jornalismo precisa agir em parceria com os alunos na busca por alternativas que permitam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos processos de produção e distribuição da notícia, mesmo que as alterações curriculares não sejam flexíveis o suficiente para dar conta das freqüentes mudanças. As escolas de jornalismo vêm funcionando de forma fragmentada e precisam se aprimorar para formar jornalistas habilitados para enfrentarem as novas realidades de mercado, sem perder a capacidade de refletir eticamente sobre suas responsabilidades sociais.

Palavras-chave


Jornalismo; convergência de mídias; educação; formação do jornalista

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DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.163

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ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

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