Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.

Amy Schmitz Weiss, Carla Schwingel

Resumo


Este estudo comparativo documenta como salas de redação com diferentes sistemáticas e culturas compartilham questões semelhantes no que tange aos sistemas para a publicação de conteúdos. Argumenta-se que os desafios encontrados pelos ciberjornalistas muitas vezes ocorrem em função dos sistemas terem sido criados não objetivando os leitores ou mesmo o trabalho jornalístico, mas sim a lógica própria dos desenvolvedores. Por fim, os resultados são apresentados de forma a se procurar compreender como a estrutura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) influencia a apresentação das matérias, bem como a qualidade do jornalismo produzido. As autoras discutem as implicações dos resultados e como formatos alternativos, tais como os dos sistemas abertos de publicação de conteúdos, podem determinar um novo nível para o jornalismo nesta delicada relação entre o conteúdo e a produção. Também são indicadas áreas para possíveis investigações futuras.

Palavras-chave


Jornalismo online; Ciberjornalismo; Sistemas de publicação de conteúdos; CMS; Sistemas de produção de conteúdos; Teoria Complexa; Perspectiva Sistêmica; Ciberjornalistas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.166

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.