Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo online
Ciberjornalismo
Sistemas de publicação de conteúdos
CMS
Sistemas de produção de conteúdos
Teoria Complexa
Perspectiva Sistêmica
Ciberjornalistas

How to Cite

Weiss, A. S., & Schwingel, C. (2008). Uma delicada relação no jornalismo: o encontro do conteúdo e da produção nos sistemas de gerenciamento de conteúdos. Um estudo comparativo da sistemática de trabalho das redações no Brasil e Estados Unidos. Brazilian Journalism Research, 4(2), 97–120. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.166

Abstract

Este estudo comparativo documenta como salas de redação com diferentes sistemáticas e culturas compartilham questões semelhantes no que tange aos sistemas para a publicação de conteúdos. Argumenta-se que os desafios encontrados pelos ciberjornalistas muitas vezes ocorrem em função dos sistemas terem sido criados não objetivando os leitores ou mesmo o trabalho jornalístico, mas sim a lógica própria dos desenvolvedores. Por fim, os resultados são apresentados de forma a se procurar compreender como a estrutura dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) influencia a apresentação das matérias, bem como a qualidade do jornalismo produzido. As autoras discutem as implicações dos resultados e como formatos alternativos, tais como os dos sistemas abertos de publicação de conteúdos, podem determinar um novo nível para o jornalismo nesta delicada relação entre o conteúdo e a produção. Também são indicadas áreas para possíveis investigações futuras.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.166
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.