O corpo do poder: estudo semiótico da figura de Lula na campanha presidencial de 1989 nas revistas semanais Veja e Istoé
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Keywords

mídia semanal
campanhas presidenciais
análise discursiva
figura de Lula

How to Cite

Ramaldes, D., & Prado, J. L. A. (2008). O corpo do poder: estudo semiótico da figura de Lula na campanha presidencial de 1989 nas revistas semanais Veja e Istoé. Brazilian Journalism Research, 4(2), 167–189. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.170

Abstract

Este texto examina as construções semióticas da figura do presidente Lula nas reportagens de capa das revistas semanais Veja e IstoÉ durante a campanha presidencial de 1989. O corpus é constituído pelas reportagens de capa com foco temático na apresentação do perfil de Lula. A mídia semanal é ela própria um dos atores no cenário do debate político: ao atuar performativamente, ela exerce uma prática política como observador julgador. Ao estudar os modos de construção da imagem de Lula nas campanhas eleitorais, comparando-os com os do outro candidato (Collor-89), este texto também buscará identificar os modos pelos quais a mídia semanal se faz presente na sociedade contemporânea e os procedimentos persuasivos (estratégias verbais, visuais e sincréticas) usados para “influenciar” os leitores, com base nos julgamentos que ela arbitra. Para tanto, com base em análise semiótica, estudaremos os diferentes mecanismos enunciativos empregados na produção de tais discursos. Examinaremos, assim, as figuras do Outro evocadas na construção de Lula, especificando as formas de sentenciamento midiático incorporadas em certos pontos nodais, conforme definição de Laclau. Quais são as oposições construídas na divisão do campo político, efetivadas nas reportagens centradas nas personalidades dos atores em disputa? Como se delineia o campo político com base na oposição entre as personalidades de Lula e Collor, como discursivizadas pela mídia? Falamos de Lula-Outro para marcar a outridade estabelecida nessa construção de oposições caracterizada por categorias de separação entre Mesmo e Outro, direita e esquerda, cultura popular e de elite, sindicalismo e socialdemocracia etc. Este estudo é parte da pesquisa “A invenção do Mesmo e do Outro na mídia semanal”(ver projetos concluídos, pg. 2, no site www.pucsp.br/pos/cos/umdiasetedias), que construiu um DVD em hipermídia, com o objetivo de apoiar professores na educação para as mídias, tornando explícitos os modos pelos quais a mídia semanal constrói a alteridade.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.170
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