Epistemologia, discurso e notícia: possíveis aproximações entre as análises de discursos e a pesquisa em jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Estudos de jornalismo
análise do discurso
MST
ruína discursiva

How to Cite

Mendonça, K. (2010). Epistemologia, discurso e notícia: possíveis aproximações entre as análises de discursos e a pesquisa em jornalismo. Brazilian Journalism Research, 6(1), 114–131. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.250

Abstract

Os dias de hoje exigem um esforço metodológico para a construção de mecanismos teóricos que permitam entender a complexidade do papel do jornalismo no contemporâneo. Diante disso, o presente artigo parte da análise da relação entre jornalismo e estratégias de visibilidade pública de atores sociais para defender a inversão do olhar analítico, tradicionalmente presente nas análises de discurso voltadas a pensar a produção das notícias. Ao propor o conceito de ruína discursiva, o artigo defende que as estratégias de visibilidade midiática de movimentos contestadores são também produtoras dos textos informativos. Com isso, o pesquisador pode explicitar gestos discursivos de ruína das ações contestadoras que são,também, ruína da transparência (e da objetividade) da linguagem jornalística. Assim, se o analista for capaz de superar as simples denúncias de direcionamentos de sentido, poderá contribuir,efetivamente, para pensar, de modo mais complexo, o jornalismo e seus efeitos discursivos de verdade.

https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.250
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.