Pioneiros da imprensa em Moçambique: João Albasini e seu irmão
PDF (Português (Brasil))

Keywords

História da imprensa
Jornalismo de Moçambique
João Albasini
O Africano
O Brado Africano

How to Cite

Hohlfeldt, A., & Grabauska, F. (2010). Pioneiros da imprensa em Moçambique: João Albasini e seu irmão. Brazilian Journalism Research, 6(1), 195–214. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.255

Abstract

Este paper abre uma série de escritos a respeito de jornalistas pioneiros na história da imprensa de Moçambique. Iniciada na segunda metade do século XIX, a imprensa moçambicana teve em João Albasini e seu irmão, José Albasini, os pioneiros em seu desenvolvimento. João Albasini, especialmente, é considerado o primeiro jornalista de Moçambique. Criou os jornais O Africano e O Brado Africano, respectivamente. Neste artigo, depois de se fazer rapidamente uma contextualização da história do país, no final do século XIX, passa-se a analisar as contribuições dos irmãos Albasini ao jornalismo e através do jornalismo, centralizados especialmente no Grêmio Africano. O Brado Africano é considerado o jornal onde os principais escritores de Moçambique começaram a publicar seus textos, enquanto o próprio João Albasini é autor de um livro póstumo que também serve de abertura para o período inicial da literatura do país.

https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.255
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.