Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo

Mayra Rodrigues Gomes, Rosana de Lima Soares

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento deum projeto pedagógico elaborado para propiciar conectividade eestimular a criatividade na busca por linguagens inovadoras parao jornalismo contemporâneo. Partindo do pressuposto de que osdois aspectos estão relacionados e representam condição essencialpara a liberdade de expressão, entendemos a importância daexperimentação para a aquisição de conhecimento, consolidaçãoe engajamento em processos de aprendizagem. Além disso, ainteração entre alunos de jornalismo, e destes com as mídias, é umadas formas de reconhecer as práticas sociais e construir um espaçode aprendizado intelectual a partir delas. De acordo com essavisão, os objetivos de abertura a diferentes formas expressivas,combinação de teoria e prática, e produção e análise de discursosnas mídias podem ser contemplados por meio das tecnologiasdigitais. Estas propiciam ferramentas para a convergência eintegração de diferentes mídias, reunindo imagem, som e texto em forma hipermidiática. Desse modo, desenvolvemos sites de escritacolaborativa utilizando a plataforma wiki, apresentados nesteartigo a fim de possibilitar uma reflexão sobre os atuais desafios dojornalismo on-line na confluência de imagens e textos presente emsuas produções.

Palavras-chave


Jornalismo; Imagem; Conectividade; Hipermídia; Ensino de Jornalismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.