Uma especialização que vem da especialidade: das aproximações entre revista e jornalismo especializado em Vida Simples
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Revista
Jornalismo especializado
Editorial
Qualidade de vida

How to Cite

Tavares, F. D. M. B. (2011). Uma especialização que vem da especialidade: das aproximações entre revista e jornalismo especializado em Vida Simples. Brazilian Journalism Research, 7(2), 158–174. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.344

Abstract

Este texto problematiza sobre os processos que envolvem a constituição de uma revista segmentada voltada para uma grande temática, refletindo sobre como a partir de tal contexto tem-se a configuração de um tipo de jornalismo especializado. Parte-se de uma análise dos editoriais (cartas ao leitor) de Vida Simples, publicada mensalmente pela Editora Abril, observando como, ao falar de si mesma, a revista dá a ver seus traços específicos, que compõem tanto sua identidade editorial quanto caracterizam a “forma” de seu jornalismo, sua maneira de “ser revista”. No final do texto, aponta-se para como a temática da qualidade de vida, foco central da publicação, ao incorporar a lógica jornalística da revista e ser por ela incorporada, faz esta se revestir de uma especialidade que incide, consequentemente, sobre sua especialização.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.344
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.