Os sites de notícias podem estimular a deliberação online? Um estudo dos comentários de leitores postados no Folha.com
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Deliberação Online
Jornalismo Online
Jornalismo Participativo
Democracia Deliberativa

How to Cite

Sampaio, R. C., & Barros, S. A. R. (2012). Os sites de notícias podem estimular a deliberação online? Um estudo dos comentários de leitores postados no Folha.com. Brazilian Journalism Research, 8(2), 192–211. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.418

Abstract

Este artigo avalia a deliberação em comentários de leitores no website do jornal Folha de S. Paulo. Para tanto, foram analisados 260 posts relacionados a quatro histórias: a prisão de José Roberto Arruda, Governador do Distrito Federal; o acordo sobre energia nuclear entre Brasil e Irã; o plano de Direitos Humanos e o golpe contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya. Além dos comentários, foram analisados o site do jornal, suas ferramentas discursivas e o posicionamento político dos participantes. Concluiu-se que houve uma deliberatividade relevante nas discussões analisadas, mas também ocorreu excessiva agressividade entre os participantes. Com relação aos comentários postados, pode-se afirmar que a maioria dos participantes buscou a vitória no debate ao invés da compreensão mútua. No final, o artigo considera como lidar normativamente com essa agressividade e tenta mostrar como há certo potencial para aumentar os valores democráticos através do fornecimento de ferramentas discursivas por sites de notícias.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.418
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.