Os multi-suportes a pleno vapor. O caso da empresa canadense Québecor, 1995-2010

François Demers, Florence Le Cam

Resumo


Este texto propõe uma análise das estratégias do grupo canadense Québecor a partir de uma pesquisa etnográfica, realizada entre 1999 e 2005, e de uma revisão das atividades do grupo e do estado das relações sociais cinco anos mais tarde, em 2010. O conglomerado representa o protótipo da empresa de comunicação que entrou, desde muito tempo, em um processo progressivo de convergência midiática. Aliando formas de sinergia na promoção cruzada de suportes, parcerias estratégicas com outros veículos e a introdução de inovações estruturais, o Québecor representa, na província canadense do Quebec, o ator que se dedica com mais intensidade à produção multi-plataformas. Nesse ponto, ele promove a figura do jornalista multitarefas, encorajado a multiplicar não apenas sua competência, mas também a produtividade. Contudo, tal dinâmica não cobre apenas as transformações da atividade trabalhistas dos empregados da empresa, mas mostra também as estratégias utilizadas por conglomerado para gerir as possibilidades financeiras e comerciais prometidas pela convergência.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.468

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.