A retórica testemunhal em narrativas da Trip, TPM e Rolling Stone
Resumo
O artigo analisa reportagens das revistas Trip, TPM e Rolling Stone para refletir sobre a dimensão testemunhal das narrativas jornalísticas em primeira pessoa. Recuperando estudos acerca do testemunho na História, em especial aqueles vinculadas aos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, e também na Comunicação, artigo pondera, de modo geral, que a narrativa em primeira pessoa não configura a experiência jornalística sempre do mesmo modo, configurando, de formas distintas, ao que se pode denominar “retórica testemunhal”, ou seja, à busca de um efeito de co-presença, fundamental para a autenticação dos relatos, do narrador e dos acontecimentos apresentados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.
CALIL, R. Fora do casulo. Tpm. São Paulo, n. 106, fev 2011.
FERLA, M. O resto é silêncio. Rolling Stone Brasil. São Paulo, n. 73, out 2012.
FROSH, P; PINCHEVSKI, A. Introduction: Why media witnessing? Why now?. FROSH, P; PINCHEVSKI, A (orgs.). Media witnessing. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.
HARTOG, F. Evidência da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
HARTOG, F. O espelho de Heródoto. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LAGE, N. A reportagem. Rio de Janeiro: Record, 2006.
MAROCCO, B,. Os “livros de repórteres”, o “comentário” e as práticas jornalísticas. Contracampo. Niterói, v. 22, n. 1, 2011.
MORAIS, Y. Na barriga da besta. Rolling Stone Brasil. São Paulo, n. 40, jan 2010.
PETERS, J. Witnessing. FROSH, P; PINCHEVSKI, A (orgs.). Media witnessing. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
SARLO, B. Tempo passado. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SERELLE, M. Jogos cubanos: a ilha, hoje, em reportagens na primeira pessoa. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 19, n. 1, 2012.
SERELLE, M. Guinada subjetiva e narratividade: aportes para o estudo de relatos jornalísticos em primeira pessoa. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Luís: UFMA, 2010.
SERELLE, M. Jornalismo e guinada subjetiva. Estudos em jornalismo e mídia. Florianópolis, v. 6, n. 2, 2009.
SIMMEL, G. O estrangeiro. Moraes Filho, Evaristo (org.), Simmel, São Paulo, Ática, 1983, p.182-188.
SPREJER, P. Deu um caldo. Trip. São Paulo, n. 228, dez 2013
DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.707
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN da versão online: 1981-9854
Datas de publicação da revista
30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.