Continuum eclético, disciplina distinta ou subdomínio dos estudos de comunicação? Considerações teóricas e conclusões empíricas a respeito da disciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade dos estudos de jornalismo

Martin Löffelholz, Liane Rothenberger

Resumo


Os estudos de jornalismo são um subdomínio dos estudos decomunicação, uma disciplina distinta, uma fusão multidisciplinar ou uma tentativa transdisciplinar?  Discute-se esta questão, neste artigo, através da análise dos volumes de 2008 e 2009 de sete publicações acadêmicas que focalizam a pesquisa em jornalismo.  A amostra inclui 349 artigos publicados na Brazilian Journalism ResearchEcquid Novi: African Journalism StudiesJournalism & Communication MonographsJournalism & Mass Communication QuarterlyPacific Journalism ReviewJournalism Studies e Journalism: Theory, Practice and Criticism. De modo geral, as conclusões revelam que a pesquisa em jornalismo utiliza principalmente as abordagens teóricas e os métodos empíricos derivados de outras disciplinas, especialmente da sociologia, da psicologia e dos estudos culturais.  Entretanto, em muitos países os estudos de jornalismo já alcançaram um nível comparativamente alto de institucionalização, indicado pelo grande número das escolas específicas, dos cargos de professor, das associações profissionais e das respectivas publicações acadêmicas.  Concluímos por defender a tese de que os estudos de jornalismo são um subdomínio dos estudos de comunicação que integra e transcende várias disciplinas visando se tornar uma das matérias mais importantes do século XXI.


Palavras-chave


pesquisa em jornalismo, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.739

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.