Representação das diferenças no discurso jornalístico
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornalismo
discurso
documental
cultura
representação

How to Cite

Resende, F. (2015). Representação das diferenças no discurso jornalístico. Brazilian Journalism Research, 10(2), 206–223. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.749

Abstract

Considerando o avanço tecnológico, que potencializa a produção dos discursos midiáticos, e a noção de um poder libidinal instalado em nossas sociedades globalizadas, refletir sobre a representação das diferenças parece ser a principal questão. Este ensaio discute a produção de discursos jornalísticos de uma perspectiva epistemológica. O campo da mídia é compreendido como constituído por três componentes – discurso/ narrativa/ máquinas –, e sugerimos que esta tríade já provou ser incompleta: o discurso e a narrativa, uma vez que são de fato vértices do triângulo, são ausências. Dois documentários – que pretendem representar a vida em favelas no Brasil – são comparados com o objetivo de refletir sobre a representação das diferenças no discurso jornalístico brasileiro. Tendo em vista a polarização e a pulverização dos discursos, concluímos que, na perspectiva do discurso jornalístico, só se pode falar sobre alteridade se for possível compreender como as notícias são encenadas.

https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.749
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.