Economia Política do Jornalismo Popular em Perspectiva Comparada: Uma Análise Sobre a Tabloidização no Brasil, na Índia e na África do Sul

Viktor Chagas

Resumo


Na virada da década de 1990 para os anos 2000, uma discussão sobre a “tabloidização” da imprensa europeia tomava a pesquisa acadêmica sobre jornalismo, sobretudo a partir dos trabalhos de Esser (1999) e Sparks & Tulloch (2000), que buscaram conceituar a expressão. A literatura acadêmica, desde então, tem tratado do tema em diferentes cenários e contextos pelo mundo (cf. PIONTEK, 2011; MOONEY, 2008; LIMA, 2009). No Brasil, porém, foram poucos os esforços de se tentar compreender a adesão ao gênero tabloide. A proposta deste artigo é caracterizar o fenômeno tal como ele se apresenta no cenário econômico brasileiro, comparando seu desempenho ao que autores como Wasserman (2010), Ogola & Rodny-Gumede (2014) e Ranganathan & Rodrigues (2010) têm observado em países como Índia e África do Sul.


Palavras-chave


tabloidização; jornalismo popular; economia política do jornalismo; BRICS

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DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v12n1.2016.791

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ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

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