A regra da transparência como elemento democratizador no processo da produção jornalística
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornalismo
Regra da Transparência
making of
direito de acesso
receptores

How to Cite

Maia, M. R. (2008). A regra da transparência como elemento democratizador no processo da produção jornalística. Brazilian Journalism Research, 4(2), 132–152. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.168

Abstract

A proposta deste artigo é discutir a necessidade de se ampliar o conhecimento dos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas sobre o processo de produção da informação dos meios de comunicação no Brasil. Dentre as possibilidades está a importância dos jornalistas em revelar os bastidores da produção da informação, o qual é possível com a Regra da Transparência, um dos princípios intelectuais da ciência da reportagem, denominada de “Disciplina da verificação” pelos jornalistas Bill Kovach e Tom Rosenstiel. A existência de um espaço formal de relato dos métodos utilizados para a produção das matérias, que pode ocorrer por intermédio de livros ou blogs, entre outros, contribui para a democratização do acesso aos procedimentos utilizados pelos jornalistas, que, muitas vezes, não podem transmitir certos fatos e idéias por causa da linha editorial do veículo de comunicação ou ainda pela falta de tempo e espaço.

https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.168
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.