Jornais populares de qualidade: ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo Popular
ética
sensacionalismo
Santa Catarina
qualidade

How to Cite

Seligman, L. (2009). Jornais populares de qualidade: ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense. Brazilian Journalism Research, 5(1), 146–161. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.199

Abstract

A decadência da tiragem de jornais impressos no Brasil, que acompanhava uma tendência internacional, transformou-se em um fenômeno único observado no país. A retomada do sucesso editorial deste meio com a adoção de novas características que dirigem conteúdo e forma às camadas populares. Em Santa Catarina, foram examinados jornais numa amostra representativa de todo o estado, através da Análise de Conteúdo de acordo com as definições de Krippendorff (1990). O que se pode observar é o estabelecimento de um novo padrão de jornalismo de interior catarinense, com o conteúdo próprio do que hoje se classifica como Jornalismo Popular de Qualidade – a preferência pelo local e pelo serviço à  comunidade a que se destina, abandonando antigos traços deste segmento, como o sensacionalismo.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.199
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.