Olavo Bilac: o retalhista do cotidiano
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Literatura
Jornalismo
Crônica

How to Cite

Santos, J. L. da C. (2013). Olavo Bilac: o retalhista do cotidiano. Brazilian Journalism Research, 9(1), 234–237. https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.517

Abstract

Esta resenha debruça-se sobre o livro “Imprensa e belle époque: Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias”, da jornalista e doutora em Literatura Marta Scherer. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de Melhor Dissertação de 2008, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, o livro traz à luz as crônicas de Bilac que versam sobre o ofício do jornalismo incipiente do começo do século XX. Ao investigar a conversa “miúda” que o autor entabulava com os leitores da época, Scherer disseca toda uma visão pioneira sobre o jornalismo, suas técnicas, polêmicas e inovações e também sobre outras transformações que ocorriam em um Rio de Janeiro repleto de novidades e contrastes. Ao abrir a “caixa do bufarinheiro” Bilac para dali sacar as miúdas histórias de um visionário colecionador, consegue remover a poeira da história para colocar o autor no terreno do atual.

https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.517
PDF (Português (Brasil))

References

BENJAMIN, Walter. "Rua de mão única". 4a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.