O postal e o avesso do jornalismo em narrativas sobre cidades
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Narrativas jornalísticas
cidades
sujeitos
relação

How to Cite

Peres, A. C. (2015). O postal e o avesso do jornalismo em narrativas sobre cidades. Brazilian Journalism Research, 11(1), 164–179. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.684

Abstract

A cidade é um lugar de encontros. Para narrá-la, o jornalismo costuma se apropriar dos fatos brutos e dos dados estatísticos. No entanto, há, nesse campo, inúmeras maneiras de dar a ver a experiência urbana em relatos que extrapolam a racionalidade técnica. Este artigo é uma tentativa de compreender as narrativas jornalísticas enquanto produtoras de sentido e a cidade como um texto, como pretende Michel de Certeau. Para tanto, toma as narrativas sobre cidades da Revista piauí como ponto de partida para investigar estratégias discursivas que, ao combinar o real e o poético, ampliam o fato, produzem diálogos e expõem os outros possíveis do jornalismo. Trata-se, antes de mais nada, de provocar uma reflexão sobre o lugar que o jornalismo ocupa hoje no campo do saber, dentro de uma perspectiva epistemológica que considera os contextos material e simbólico, factual e afetivo, ético e estético.
https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.684
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.