A sócio semiótica como método de pesquisa em jornalismo
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Sócio semiótica
Jornalismo.

How to Cite

Rodrigo Alsina, M. (2015). A sócio semiótica como método de pesquisa em jornalismo. Brazilian Journalism Research, 10(2), 80–95. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.740

Abstract

Como poderemos observar o confronto entre semiótica e sociologia nos estudos de jornalismo deve ser tomado a partir das nuances. Em primeiro lugar, não é pertinente conceber um campo de estudo como um campo de batalha, em que diferentes disciplinas confrontam-se. Ao contrário, existem muitos pontos em comum entre sociologia e semiótica. Em segundo lugar, devemos recordar que uma das mais clássicas controvérsias é a que opõe a análise quantitativa, mais característica da sociologia, versus a análise qualitativa, da semiótica. Esta oposição não é nova nas ciências sociais (Alvira, 1983). Entretanto, devemos pontuar que estamos em face a uma falsa dicotomia. Os dois métodos não são incompatíveis, mas sim complementares.
https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.740
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.