Ensinamentos antropológicos: A apreensão do Outro pelo Jornalismo
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornalismo
antropologia
alteridade

How to Cite

Lago, C. (2015). Ensinamentos antropológicos: A apreensão do Outro pelo Jornalismo. Brazilian Journalism Research, 10(2), 172–187. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.745

Abstract

Este artigo pretende aprofundar a compreensão sobre a apreensão do Outro pelo campo jornalístico, a partir de reflexões sobre a Antropologia, sua especificidade e o trabalho de campo. Parte do pressuposto de que o Jornalismo exerce um papel determinante na construção e ampliação da democracia e da cidadania e de que sua responsabilidade social, lugar comum dentro dos valores do campo (LAGO, 2003), só pode se concretizar com a incorporação da alteridade como referente. A partir da comparação de como estes campos distintos colocam-se em relação ao Outro, busca perceber como incorporar, ao Jornalismo, elementos do olhar antropológico.

https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.745
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.