Aspectos da Discursividade Visual de um Jornalismo Gráfico: enunciação narrativa e testemunho visual em Le Photographe
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Palabras clave

jornalismo em quadrinhos
narrativas gráficas
enunciação narrativa
formas documentais
Le Photographe

Cómo citar

Picado, B. (2015). Aspectos da Discursividade Visual de um Jornalismo Gráfico: enunciação narrativa e testemunho visual em Le Photographe. Brazilian Journalism Research, 11(1), 180–203. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.678

Resumen

O artigo examina algumas das características que fazem de obras quadrinísticas exemplares de um sub-gênero designado como “jornalismo gráfico”: caracterizado pela aproximação entre recursos visuais e discursivos das narrativas gráficas e pela exploração de universos temáticos associados à atualidade histórica e social, tais materiais suscitam discussões sobre critérios definidores das práticas do jornalismo, reconhecidos aí seus elementos, recursos, instituições e dispositivos. Interessa-nos observar as características de uma obra neste contexto, o álbum Le Photographe (GUIBERT, LEFÈVRE e LEMERCIER, 2009), observando aquilo que ilustra os regimes enunciativos e narrativos derivados das formas visuais empregadas nesta narrativa gráfica. Privilegiam-se abordagens metodológicas que discriminam a especificidade/integração de diferentes mídias (desenho, fotografia e composição gráfica), constituindo uma discursividade testemunhal das narrativas visuais contemporâneas: focalizam-se os esquemas narrativos da representação de ações e os jogos que demarcam as diferentes posições enunciativas da narração, pela oscilação entre formas desenhadas e fotografias.
https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.678
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