O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

jornalismo longform
grande reportagem multimídia
narrativas jornalísticas
consumo.

Cómo citar

Longhi, R. R., & Winques, K. (2015). O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo. Brazilian Journalism Research, 11(1), 110–127. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693

Resumen

Fenômeno recente no webjornalismo, o jornalismo longform tem chamado a atenção por suas características, especialmente no que diz respeito ao tamanho do texto e sua profundidade, em contraponto às primeiras narrativas do jornalismo online, calcadas no texto enxuto e fragmentado. A tendência destaca-se em grandes jornais e revistas de referência, em produtos como grandes reportagens multimídia e prolifera em sites especialmente dedicados ao formato. No cenário de evolução e mudanças constantes do jornalismo online, discussões como a eficácia desse tipo de narrativa quanto ao seu consumo levantam debates. O propósito deste artigo é discutir e problematizar o jornalismo longform, verificando onde, de que forma se dá e como está sendo lido. Através de revisão bibliográfica e entrevistas com editores do jornal online Folha de S.Paulo e do portal UOl, o artigo usa de método exploratório com o objetivo de definir o “estado da arte” deste fenômeno, problematizando seu consumo. 

https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693
PDF (Português (Brasil))

Citas

AMADO, Jô. O projeto ‘Snow Fall’ e o futuro do jornalismo. Observatório da Imprensa, 14/05/2013. Disponível em: http://migre.me/oHdjX. Acesso em 21/11/2014.

ARMSTRONG, Mark. The Hot Dog Shooter & the Takeout Bag: A Portable Content Manifesto. 01/03/2012. Disponível em: http://migre.me/oKGu3. Acesso em: 18/11/2014.

CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João (orgs). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: UBI, livros LabCom, 2014. p. 3-24.

CARR, David. Magazinewriting on the web, for film. Publicado em 11 de Agosto de 2013. Disponível em: http://migre.me/oJpqG. Acesso em 10/01/2015.

FLORES, Rodrigo. UOL lança o TAB, novo projeto editorial interativo. Portal UOL. 13/10/2014. Disponível em: http://migre.me/oKqAJ. Acesso em: 21/11/2014.

GREENWOOD, Veronique. Snow Fall: a gorgeous ebook comes to life on the web. Disponível em: http://migre.me/oKs5m. Acesso em 20/12/2014.

IP, Chris. Longform overload. Publicado em 02 de dezembro de 2014. Disponível em: http://migre.me/oJpsg. Acesso em: 03/12/2014.

JURKOWITZ, Mark. The growth in digital reporting. Publicado em 26/03/2014. Disponível em: http://migre.me/oJpry. Acesso em 16/11/2014.

LEITE, Marcelo e DIAS, Roberto. Réplica: Audiência de 'crise da água' mostra interesse do leitor.Folha de S.Paulo. 28/09/2014. Disponível em: http://migre.me/oKqzG. Acesso em: 24/11/2014.

LONGHI, Raquel Ritter. O turning point da grande reportagem multimídia. Artigo apresentado no 12º Encontro da SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo. Santa Cruz do Sul, 2014.

MARTINS, Vera Guimarães. Quando o conteúdo é demais. Folha de S.Paulo. 21/09/2014. Disponível em: http://migre.me/oJsM7. Acesso em: 22/09/ 2014

ORCHARD, Rob. The slow journalism revolution. 13/10/2014.Vídeo do youtube disponível em: http://migre.me/oJt0J. Acesso em: 14/12/2014.

RADFORD, Evan.In Canada, newspapers’ attempts to experiment with ebooks haven’t seen much success. 24/11/2014. Disponível em: http://migre.me/oJvhs. Acesso em: 23/12/2014.

ROSENSTIEL, Tom. The Future ofJournalism. 28/05/2013. Vídeo do youtube disponível em: http://migre.me/oJsBs. Acesso em: 27/11/2014.

SALAVERRÍA, Ramón. Seis líneas de innovación, periodismo en 2014: balance y tendências. Publicado em: 19/01/2015. Disponível em: http://migre.me/odvNu. Acesso em: 20/01/2015

TENORE, Mallary Jean. 2014. Longform journalism morphs in print as it finds a new home online. Disponível em: http://migre.me/oJkre. Acesso em: janeiro 2015.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.