NARRATIVAS JORNALÍSTICAS IMERSIVAS (NJIs)
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Narrativas jornalísticas imersivas
Realidade virtual
Vídeo 360 graus
Estratégias de engajamento do público
Emoção e empatia

Comment citer

Becker, B., & Munhoz Lago, A. (2023). NARRATIVAS JORNALÍSTICAS IMERSIVAS (NJIs): características de linguagem e estratégias de aproximação com o público. Brazilian Journalism Research, 19(2), e1538. https://doi.org/10.25200/BJR.v19n2.2023.1538

Résumé

A partir de um mapeamento exploratório, são identificadas as principais características de linguagem das narrativas jornalísticas imersivas (NJIs). A análise de um corpus formado pelas dez NJIs produzidas entre os anos de 2015 e 2019 que utilizam realidade virtual e vídeo 360 graus, com maior visualização na plataforma YouTube e publicadas em canais oficiais de veículos brasileiros de informação, permite verificarmos que tal formato torna opaca a mediação do repórter como intérprete da realidade social e confere crescente protagonismo aos usuários mediante a promoção de vínculos sensoriais e emocionais, sinalizando que a emoção e a empatia já são apropriadas como critérios de noticiabilidade nas práticas jornalísticas contemporâneas.

https://doi.org/10.25200/BJR.v19n2.2023.1538
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Références

Ambrosio, A. P., & Fidalgo, M. I. R. (2019a). Proposal for a new communicative model in immersive journalism. Journalism, 22(10), 2.600-2.617. DOI: 10.1177/1464884919869710

Ambrosio, A. P., & Fidalgo, M. I. R. (2019b). A proposal for the classification of immersive journalism genres based on the use of virtual reality and 360-degree video. Revista Latina de Comunicación Social, (74),1.132-1.153. DOI: 10.4185/RLCS-2019-1375/58en

Ambrosio, A. P., Fidalgo, M. I. R., & Paz, Y. R. (2019). Narrativas Periodisticas en 360º para el consumo en dispositivos móviles: estudio de caso de la app de The New York Times, “NYT VR”. In J. Canavilhas, C. Rodrigues & F. Giacomelli (Eds.), Narrativas Jornalísticas para Dispositivos Móveis (pp. 149-170). Editora LabCom.IFP.

Aronson-Rath, R., Milward, J., Owen, T., & Pitt, F. (2015). Virtual reality journalism. Tow Center for Digital Journalism at Columbia University. Retrieved from https://towcenter.gitbooks.io/virtualreality-journalism/content/index.html

Bakir, V., & McStay, A. (2022). Optimising Emotions, Incubating Falsehoods: How to Protect the Global Civic Body from Disinformation and Misinformation. Palgrave Macmillan. Retrieved from https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13551-4

Becker, B. (2022). A construção audiovisual da realidade. MauadX.

Beckett, C., & Deuze, M. (2016). On the role of emotion in the future of journalism. Social Media + Society Journal, 2(3), 1-6. DOI: 10.1177/2056305116662395

Blank-Libra, J. D. (2017). Pursuing an Ethic of Empathy in Journalism. Routledge.

Canavilhas, J., Rodrigues, C., & Giacomelli, F. (2019). Narrativas Jornalísticas para Dispositivos Móveis. Editora LabCom.IFP.

Cruz-Neira, C., Sandin, D. J., DeFanti, T. A., Kenyon, R. V., & Hart, J. C. (1992). The CAVE: Audio Visual Experience Automatic Virtual Environment. Communications of the ACM, 35(6), 64-72. DOI: 10.1145/129888.129892

De la Peña, N., Weil, P., Llobera, J., Pomés, A., Giannopoulos, E., Spanlang, B., Friedman, D., Sanchez-Vivez, M. V., & Slater, M. (2010). Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News. The MIT Press Journals, 19(4), 291-301. DOI: 10.1162/PRES_a_00005

Domínguez-Martín, E. M. (2015). Immersive journalism or how virtual reality and videogames are influencing the interface and the interactivity of news storytelling. El Profesional de la Información, 24(4), 413-423. DOI: 10.3145/epi.2015.jul.08

Domínguez-Martín, E. (2013). Periodismo inmersivo. Fundamentos para una forma periodística basada en la interfaz y en la acción [doctoral dissertation, Universitat Ramon Llull]. CORA – TDX Tesis Doctoral en Xarxa.

Fechine, Y. (2001). Gêneros televisuais: a dinâmica dos formatos. Revista Symposium, 5(1), 14-26. Retrieved from https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3195/3195.PDF

Flatlandsmo, S., & Gynnild, A. (2020). Project Syria: Accuracy in immersive journalism. In T. Uskali, A. Gynnild, S. Jones & E. Sirkunnen (Eds.), Immersive Journalism as Storytelling: Ethics, Production, and Design (pp. 60 – 70). Routledge.

Franciscato, C. E. (2005). O jornalismo e a reformulação da experiência do tempo nas sociedades ocidentais. Proceedings of the Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação. Intercom. Retrieved from

www.portcom.intercom.org.br/pdfs/147309229542103229423892634820623515117.pdf

Heeter, C. (1992). Being There: The Subjective Experience of Presence. Presence: Teleoperators Virtual Environ, 1(2), 262-271. DOI: 10.1162/pres.1992.1.2.262

Hermida, A. (2016, s.d.). The five Es of journalism in 2016. Nieman Lab. Retrieved from www.niemanlab.org/2015/12/the-five-es-ofjournalism-in-2016/

Longhi, R. R. (2014). O turning point da grande reportagem multimídia. Revista Famecos, 21(3), 897-917. DOI: 10.15448/1980-3729.2014.3.18660

Longhi, R. R. (2020). Narrativas complexas no ciberjornalismo. Interface, imagem, imersão. In R. R. Longhi, A. Lovato & A. Gifreu (Eds.), Narrativas Complexas (pp. 37– 57). Ria Editorial.

Longhi, R. R., & Lenzi, A. (2017). Práticas Ciberjornalísticas em Realidade Virtual: Inovação e Impacto nos Processos de Produção. Revista Famecos, 24(3), 1–18. DOI: 10.15448/1980-3729.2017.3.26828

Machado, A. (2007). O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. Paulus.

Machado, A. (2011). Pré-Cinema & Pós-Cinemas São Paulo.

Martino, L. M. S. (2018). Métodos de Pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas. Vozes.

Murphy, D. (2022). Virtual Reality and the Rhetoric of Empathy. In M. Hjort & T. Nannicelli (Eds.), A Companion to Motion Pictures and Public Value (pp. 488-508). Wiley-Blackwell.

Murray, J. H. (2003). Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp.

Pavlik, J. V. (2015). Transformation: Examining the implications of emerging technology for journalism, media and society. Athens Journal of Mass Media and Communications, 1(1), 9-24. DOI: 10.30958/ajmmc.1-1-1

Pavlik, J. V. (2018). Experiential media and transforming storytelling: a theoretical analysis. Journal of Creative Industries and Cultural Studies, 3(1), 46-67. DOI: 10.56140/JOCIS-v3-3

Pavlik, J. (2019). Journalism in the age of virtual reality: How experiential media are transforming news. Columbia University Press.

Rodrigues, L., Silva, F. F., & Cunha, R. (2022). Estudos relacionados ao Jornalismo Imersivo no Brasil: indexação de pesquisas teóricas e práticas. Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), 19(2), 251-264. DOI: 10.5007/1984-6924.2022.82620

Rost, A. (2014). Interatividade: Definições, estudos e tendências. In J. Canavilhas (Ed.), Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença (pp. 53-88). Universidade Da Beira Interior.

Santaella, L. & Noth, W. (2008). Imagem: cognição, semiótica, mídia. Iluminuras.

Seijo, S. P., Herrero, J. V., & Garcia, X. L. (2020). El periodismo inmersivo en Europa: evolución y principales impulsores. Proceedings of the Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Retrieved from http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2020/paper/viewFile/2622/1429

Seixas, L. (2009). Redefinindo os gêneros jornalísticos. Proposta de novos critérios de classificação. Livros Labcom. Retrieved from www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110818-seixas_classificacao_2009.pdf

Silva, F. F. (2017). Realidade virtual no jornalismo: Tensionamento conceitual e curva de oscilação. Proceedings of the Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Retrieved from https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2131-1.pdf

Silva, G. (2014). Para pensar critérios de noticiabilidade. In G. Silva, M. P. da Silva & M. L. Fernandes (Eds.), Critérios de noticiabilidade. Problemas conceituais e aplicações (pp. 51-69). Editora Insular.

Whahl-Jorgensen, K. (2020). An Emotional Turn in Journalism Studies? Digital Journalism, 8(2), 175-194. DOI: 10.1080/21670811.2019.1697626

Creative Commons License

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.

(c) Tous droits réservés Brazilian journalism research 2023