Memória e representação do jornalismo brasileiro: o caso do selo postal
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Mots-clés

Brasil
Jornalismo
Selos Postais
Memória
Representação Social

Comment citer

Salcedo, D. A., & Santana, A. M. A. de. (2010). Memória e representação do jornalismo brasileiro: o caso do selo postal. Brazilian Journalism Research, 6(2), 42–58. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.23

Résumé

Este trabalho analisa a forma com a qual o selo postal contribui
para a construção da representação da atividade jornalística brasileira. Leva-se em conta, para isso, a concepção deste artefato
tanto como mídia, quanto texto semiótico, e sua estreita relação com a imprensa. O corpus identificado e analisado é composto por selos postais regulares e comemorativos emitidos pelos Correios do Brasil durante o século XX. O trabalho possibilitou correlacionar uma recorrência temática com o contexto histórico brasileiro, no que diz respeito às práticas jornalísticas. Como conclusão da investigação foi considerada que a visibilidade da atividade jornalística construída pelos selos postais remete não apenas a personalidades consagradas da práxis jornalística, como também faz clara associação com o ideário de jornalismo combativo e voltado a grandes causas sociais.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.23
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