Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?
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Mots-clés

Telejornalismo
Convergência
Redações Integradas
Tecnologia

Comment citer

Pereira Junior, A. V., Lordêlo, T. da S., & de Medeiros, P. M. (2012). Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?. Brazilian Journalism Research, 8(2), 28–43. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370

Résumé

O presente artigo pretende discutir o processo de convergência midiática na perspectiva das redações dos telejornais da região do Agreste pernambucano. Para tanto, são levantadas duas hipóteses: 1) os processos de integração das redações estariam abrindo caminho para a configuração de grupos que estariam provocando uma reconfiguração na produção e distribuição de conteúdos, 2) o processo de convergência, através das redações integradas, poderia gerar uma redução na autonomia dos telejornais, que acabariam se tornando telejornais de marca de grupo. O trabalho utilizou basicamente três instrumentos metodológicos: revisão de literatura, observação e monitoramento dos telejornais ABTV (2ª edição) e TV Jornal Notícias e suas relações de convergência com os demais veículos regionais de cada um dos dois grupos (rádios e portais de internet) e, por último, entrevistas com jornalistas e gestores sobre as tendências e perspectivas na produção de notícias e adoção das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370
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