O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública
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Mots-clés

Telejornalismo
Comunicação Pública
Cidadania

Comment citer

Ribeiro, F., & Mainieri, T. (2012). O telejornalismo como ferramenta para a comunicação pública. Brazilian Journalism Research, 8(2), 154–172. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.433

Résumé

Este artigo discute a função social do jornalismo, a abrangência e credibilidade do telejornalismo e a possibilidade do uso deste gênero televisivo enquanto ferramenta para a comunicação pública. Para isso faz-se necessário relembrar detalhes da implantação e desenvolvimento do telejornalismo no Brasil, conceituar o que é comunicação pública e cidadania, e também uma análise dos canais que o indivíduo utiliza para se informar, das características da comunicação de massa e, principalmente, da televisão e da necessidade da existência da comunicação pública para exercício da cidadania. Este estudo apresenta, ainda, uma análise de conteúdo do telejornal Bom Dia Goiás da TV Anhanguera – afiliada da Rede Globo em Goiás, revelando a abordagem do programa e o tipo de informação repassada à população sobre um grave problema social, a violência contra a mulher.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.433
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