Résumé
O artigo identifica e compara as notícias mais repercutidas no Twitter e no Facebook em jornais do Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. O recorte inclui 8 dos jornais de maior circulação nos 5 países, perfazendo um conjunto de 40 jornais. O volume de “retuites” e “curtidas” foi utilizado para avaliar a visibilidade da notícia. Links postados no Twitter e mensagens postadas pelos jornais no Facebook foram coletados durante duas semanas em outubro de 2012. Nós analisamos o conteúdo das 25 mensagens mais replicadas em cada jornal e rede social e encontramos características culturais e diferenças editoriais significativas entre países em função dos conteúdos que circularam nas redes sociais durante o período. Os resultados também oferecem uma confirmação empírica da percepção generalizada de que o Facebook é utilizado majoritariamente para conteúdos ligados ao entretenimento e curiosidades, e o Twitter para a cobertura de eventos políticos, econômicos e sociais.
Références
AAM. Top 25 U.S. Newspapers for September 2012. Research and Data. Arlington Heights: Alliance for Audited Media, 2012.
ABC. National Newspapers Report. Berkhamsted: Audit Bureau of Circulations, 2012.
ANJ. Maiores jornais do Brasil. Associação Nacional de Jornais, 2011.
AXON, S. 3% of Twitter's Servers Dedicated to Justin Bieber. Mashable, 7 set. 2010. Disponível em: <http://mashable.com/2010/09/07/justin-bieber-twitter/>. Acesso em: 24 abr. 2013.
BRUNO, N. Tweet first, verify later? How real-time information is changing the coverage of worldwide cirsis events. Oxford: Reuters Institute, 2011. 77 p. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fileadmin/documents/Publications/fellows__papers/2010-2011/TWEET_FIRST_VERIFY_LATER.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.
BRUNS, A.; HIGHFIELD, T. Blogs, Twitter, and Breaking News: The Produsage of Citizen Journalism. In: ANN LIND, R. (Org.). Produsing Theory in a Digital World: The Intersection of Audiences and Production. New York: Peter Lang, 2012. p. 15-32.
CONOVER, M. D. et al. Political Polarization on Twitter. In: ICWSM, 5, 2011. Barcelona. Proceedings… AAAI Press, 2011.
DALMASO, S. Uma fanpage para compartilhar links: a utilização do Facebook pelo jornal Diário de Santa Maria. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 6, 2012. Anais...Novo Hamburgo, RS: ABCiber, 2012.
HARGITTAI, E.; LITT, E. The tweet smell of celebrity success: Explaining variation in Twitter adoption among a diverse group of young adults. New Media & Society, v. 13, n.5, p. 824-842, 2011.
HERMIDA, A. Tweets and Truth: Journalism as a discipline of collaborative verification. Journalism Practice, v. 6, n. 5-6, p. 659-668, 2012.
IVW. 2012 Auflagenliste. Berlin: Informationsgemeinschaft zur Feststellung der Verbreitung von Werbeträgern e.V., 2012.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable Media. New York: NYU Press, 2013. 352 p.
JÚNIOR, F. Do papel ao Facebook: outras textualidades midiáticas no jornalismo da Folha de S. Paulo. RELEM, v. 6, n. 1, 2013.
KISCHINHEVSKY, M. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs: circulação de conteúdos publicados no portal Radio Tube. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 9, n. 1, p. 136-149, 2012.
MACHADO, E. Sistemas de circulação no ciberjornalismo. Eco-Pós, v. 11, n. n, p. 21-37, 2008.
MITCHELSTEIN, E.; BOCZKOWSKI, P. J. Between tradition and change: A review of recent research on online news production. Journalism, v. 10, n. 5, p.562-586, 2009.
NEWMAN, N. Mainstream media and the distribution of news in the age of social discovery. Oxford: Reuters Institute, 2011. 58 p. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fileadmin/documents/Publications/Working_Papers/Mainstream_media_and_the_distribution_of_news_.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.
OJD. Diarios (Daily Newspapers). In: DIFUSIÓN, O. D. J. D. L. (Org.) Medios Controlados. Madrid, 2012.
PRIMO, A. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebook e Flipboard. Intexto, v. 2, n. 25, p. 130-146, 2011.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2009.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 206 p.
REINEMANN, C. et al. Hard and soft news: A review of concepts, operationalizations and key findings. Journalism, v. 13, n. 2, p. 221-239, 2012.
THORN, W.; PFEIL, M. Newspaper Circulation: marketing the news. New York: Longman, 1987. 333 p.
VIS, F. Twitter as a reporting tool for breaking news. Digital Journalism, v. 1, n. 1, p. 27-47, 2012.
ZAGO, G. Da circulação à recirculação jornalística: filtro e comentário de notícias por interagentes no Twitter. In: ENCONTRO ANNUAL DA COMPÓS, 21, 2012. Anais... Juiz de Fora, MG: Compós, 2012. Disponível em: <http://www.compos.org.br/pagina.php?menu=8&mmenu=0&fcodigo=1896>. Acesso em: 5 fev. 2013.
ZAGO, G.; RECUERO, R. Jornalismo em microblogs: um estudo das apropriações jornalísticas do Twitter. In: SILVA, G.; KÜNSCH, D.; BERGER, C.; ALBUQUERQUE, A. (Orgs.). Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador/Brasília: EDUFBA/Compós, 2011, p. 243-266.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.