Résumé
O presente artigo arregimenta algumas reflexões acerca das práticas jornalísticas atuais e suas consequentes intervenções na redefinição do ethos profissional no ambiente empresarial da imprensa brasileira. Como em qualquer outra categoria profissional, a identidade jornalística resulta de uma rede de representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, reproduz e é produzida pelas práticas cotidianas originadas em seu campo. Entre essas práticas estão as premiações concedidas aos profissionais da área. Certos prêmios tornaram-se tão relevantes, que tendem a ser tomados como referência de bom exercício profissional e, concomitantemente, evidenciam paradigmas da prática jornalística. Esse é o caso do Prêmio Imprensa Embratel, escolhido aqui como objeto de estudo. A escolha norteia-se não apenas pela empresa patrocinadora, mas também por sua ligação com as entidades de classe. Com aspectos diferentes do prêmio mais tradicional do campo – o Prêmio Esso de Jornalismo – o Prêmio Imprensa Embratel se caracteriza pela ênfase na prática da reportagem e em sua contribuição para a sociedade brasileira.
Références
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997.
______. O Campo científico em Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
______. Lições de aula. São Paulo: Ática, 1994.
DIAS, Robson. A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo: um estudo de caso. 2008. 326 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
DINES, Alberto. Prêmios e Galardões, disponível em www.observatório da imprensa.com.br, 2002
______ Jabá institucional, o que esconde atrás dos prêmios de jornalismo. Disponível em www.observatorioda imprensa.com.br, 2007
FAUSTO NETO, Antônio. Comunicação e mídia impressa. São Paulo, Hackers, 1999.
______. Mortes em derrapagens. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1991.
______. A sentença dos mídias. In: Compós. Comunicação, Cultura e Política. São Paulo: Diadorim, 1994
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
MOUILLAUD, Maurice. Da forma ao sentido. In: _____ e PORTO, Sérgio D (Org.s). O Jornal, da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – Volume II. Santa Catarina: Insular, 2008
VIEIRA, Antônio. Sermão da Visitação de Nossa Senhora. Erechim: Edelbra, 1998. In.: Literatura Brasileira, textos literários em meio eletrônico, disponível em http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/0006-02072.html.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.