Pesquisa: compreensão da teoria do jornalismo
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

história e teoria do jornalismo
epistemologia
reportagem

Comment citer

Osório Vargas, R. H. (2015). Pesquisa: compreensão da teoria do jornalismo. Brazilian Journalism Research, 10(2), 134–145. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.743

Résumé

A história do jornalismo é um campo de contatos e empréstimos. Por esse motivo, a pesquisa em jornalismo tem e traz uma agenda ampla e complexa, como: o processo de produção jornalística, sua construção da linguagem por meio de diferentes formas, estruturas e tempos; a metodologia, epistemologia e pesquisa qualitativa em jornalismo; a história dos jornalistas e do jornalismo. Ou seja, as relações múltiplas do jornalismo com a cultura, a memória, as teorias sociais e o discurso são campos que têm sido abordados e pesquisados na Ibero-América. Mas a pergunta sobre nosso ethos profissional é o que continua a ser o eixo transversal da pesquisa, não apenas no continente americano, mas no mundo. Ela é fundamental em nossa existência e na análise profunda sobre esse conjunto de características e modos, de comportamentos, que compõem o caráter e a identidade da nossa profissão.

https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.743
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.