JORNALISMO DE ATRAÇÕES E CONTEÚDOS BASEADOS EM IMERSÃO E PRESENÇA
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Mots-clés

Difusão
Inovações
Realidade virtual
Metaverso
Cinema de atrações

Comment citer

CARNEIRO DOS SANTOS, M. . (2023). JORNALISMO DE ATRAÇÕES E CONTEÚDOS BASEADOS EM IMERSÃO E PRESENÇA: potencial de adoção a partir de uma abordagem experimental, sob a ótica da teoria clássica da difusão de inovações. Brazilian Journalism Research, 19(2). https://doi.org/10.25200/BJR.v19n2.2023.1549

Résumé

RESUMO - Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV.

ABSTRACT - The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR.

RESUMEN - Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.

https://doi.org/10.25200/BJR.v19n2.2023.1549
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