PRÁTICAS E MODELOS DO JORNALISMO EMPREENDEDOR EM PORTUGAL
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Palavras-chave

Jornalismo empreendedor
Internet
Modelos de negócio
Portugal

Como Citar

Bonixe, L. (2022). PRÁTICAS E MODELOS DO JORNALISMO EMPREENDEDOR EM PORTUGAL . Brazilian Journalism Research, 18(3), 550–573. https://doi.org/10.25200/BJR.v18n3.2022.1494

Resumo

RESUMO – Em um contexto de crise dos modelos tradicionais do jornalismo, consubstanciada na diminuição de receitas publicitárias nas quais assenta o modelo de negócio, combinando com a emergência das novas tecnologias de informação, vemos surgir um conjunto de projetos de jornalismo que se apresentam com propostas de inovação tecnológica e discursiva, novos modelos de negócio e financiamento da prática jornalística ao mesmo tempo que se auto-definem como independentes e alternativos quanto às temáticas abordadas. Estes projetos de jornalismo empreendedor nascem no online da iniciativa de jornalistas que procuram distanciar-se dos modelos cristalizados e associados ao jornalismo tradicional. No presente artigo, procuramos enquadrar três projetos de jornalismo surgidos no sistema mediático português nos últimos anos: “Fumaça”, “Divergente” e “Setenta e Quatro”. Através de uma análise aos objetivos, aos modos de financiamento e aos conteúdos publicados, procuramos enquadrar estes projetos naquilo que a literatura internacional sobre jornalismo empreendedor tem como definição.

ABSTRACT – A set of journalism projects has emerged as a result of the current crisis in traditional journalism models, which has seen a decrease in advertising revenue for business models combined with the emergence of new information technologies, particularly the internet, and greater autonomy for individuals who use it. These journalism projects present technological and discursive innovation and new business models while defining themselves as independent and alternative in terms of the issues they address. These entrepreneurial journalism projects were created online by journalists seeking to distance themselves from the defined models of traditional journalism. In this article, we frame the following three journalism projects that have emerged in the Portuguese media system in recent years: “Fumaça”, “Divergente”, and “Setenta e Quatro”. By analyzing their objectives, financing methods, and published content, we shall frame these projects in the concept of entrepreneurial journalism as defined by international literature.

RESUMEN – En un contexto de crisis de los modelos periodísticos tradicionales, que se materializa en la disminución de los ingresos publicitarios en los que se basa el modelo de negocio, combinado con la aparición de nuevas tecnologías de la información, vemos el surgimiento de un conjunto de proyectos periodísticos que se presentan con propuestas de innovación tecnológica y discursiva, nuevos modelos de negocio y financiamiento de la práctica periodística, al tiempo que se definen como independientes y alternativos en cuanto a las temáticas abordadas. Estos proyectos de periodismo emprendedor nacen online de la iniciativa de periodistas que buscan distanciarse de los modelos cristalizados asociados al periodismo tradicional. En este artículo, buscamos enmarcar tres proyectos periodísticos que han surgido en el sistema mediático portugués en los últimos años: “Fumaça”, “Divergente” y “Seventy and Four”. A través del análisis de sus objetivos, métodos de financiación y contenido publicado, buscamos enmarcar estos proyectos en lo que define la literatura internacional sobre periodismo emprendedor.

https://doi.org/10.25200/BJR.v18n3.2022.1494
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