A EXPOSIÇÃO MÚLTIPLA DE GABRIELA BILÓ
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Palavras-chave

Fotojornalismo
Acontecimento
Semiose
Folha de S. Paulo

Como Citar

Henn, R., & Segabinazzi, T. (2024). A EXPOSIÇÃO MÚLTIPLA DE GABRIELA BILÓ: sobre fatos, montagem e fotojornalismo. Brazilian Journalism Research, 20(1), e1643. https://doi.org/10.25200/BJR.v20n1.2024.1643

Resumo

RESUMO – Refletimos sobre a repercussão da foto de capa da Folha de S.Paulo, dia 19 de janeiro de 2023, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sobreposta à sua imagem um vidro estilhaçado, registro de semanas antes, dos atos golpistas em Brasília. A partir da semiótica, problematizamos a natureza da imagem fotográfica, suas implicações no fotojornalismo e sua transformação em acontecimento. Discutimos as noções de fato e verdade em relação a acontecimento e mediação; com isso questionamos os processos editoriais, o uso e a interpretação da imagem, que revelam camadas complexas sobre a crise do jornalismo contemporâneo.

ABSTRACT – We reflect on the impact of the cover photo of Folha de S.Paulo on January 19, 2023, in which President Luiz Inácio Lula da Silva has a shattered glass superimposed over his image, a record of the coup attempts in Brasilia weeks earlier. From a semiotic perspective, we problematize the nature of photographic images, their implications in photojournalism, and their transformation into events. We discuss the notions of fact and truth in relation to events and mediation; with this, we question editorial processes, the use and interpretation of images, which reveal complex layers about the crisis of contemporary journalism.

RESUMEN – Reflexionamos sobre la repercusión de la foto de Folha de S.Paulo en 19 de enero de 2023, en que el presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiene un vidrio roto superpuesto sobre su imagen, registro de los intentos de golpe en Brasilia semanas antes. Desde uma perspectiva semiótica, problematizamos la naturaleza de imágenes fotográficas, sus implicaciones en el fotoperiodismo y su transformación en acontecimientos. Discutimos las nociones de hecho y verdad en relación a acontecimientos y mediación; con ello cuestionamos los procesos editoriales, el uso y interpretación de imágenes, que revelan capas complejas sobre la crisis del periodismo contemporáneo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v20n1.2024.1643
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