COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO ATACADO
PDF (English)

Palavras-chave

Desinformação
Desinformante
Trabalho
Modelo organizacional
Verificação de fatos

Como Citar

Nichols, B., & Grohmann, R. (2025). COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO ATACADO: um estudo de caso do Desinformante enquanto modelo organizacional. Brazilian Journalism Research, 21(1), e1697. https://doi.org/10.25200/BJR.v21n1.2025.1697

Resumo

RESUMO – Este artigo apresenta um estudo de caso do Desinformante, projeto brasileiro fundado em 2022 como uma inovação organizacional no combate à desinformação. Em vez de se restringir a um modelo de agência de verificação de fatos, o Desinformante é um misto de veículo midiático – com foco na cobertura da desinformação de forma estrutural e global – e um centro de articulação e coalizão com diversos setores, como os movimentos sociais e o poder judicial. Embora este duplo papel seja comum nos meios de comunicação independentes do país, isto não tinha sido testado em iniciativas focadas no combate à desinformação. Construído a partir de entrevistas com seis trabalhadores do Desinformante em 2023, o artigo apresenta as potencialidades e limites desta experiência brasileira como modelo organizacional para o combate à desinformação sob avaliação de pessoas que trabalham nesta iniciativa. Discute as seguintes dimensões: a) organização e governança interna; b) rotinas de trabalho; c) políticas editoriais; d) iniciativas de coalizão. A pesquisa demonstra que o Desinformante é um projeto prefigurativo de combate à desinformação e pode inspirar outras formas organizacionais em um contexto de Mundo Majoritário.

ABSTRACT – This article presents a case study of Desinformante, a Brazilian project founded in 2022 as an organizational innovation in the fight against disinformation. Rather than restricting itself to a fact-checking agency model, Desinformante is a mix of media outlet – with a focus on covering disinformation in a structural and global way – and a center of articulation and coalition with various sectors, such as social movements and the judiciary. Although this dual role is common in the country’s independent media, it had not been tested in initiatives focused on combating disinformation. Based on interviews with six Desinformante workers in 2023, the article presents the potential and limits of this Brazilian experience as an organizational model for combating disinformation, as evaluated by the people who work on this initiative. It discusses the following dimensions: a) organization and internal governance; b) work routines; c) editorial policies; d) coalition initiatives. The research shows that Desinformante is a prefigurative project for combating disinformation and can inspire other organizational forms in a Majority World context.

RESUMEN – Este artículo presenta un estudio de caso de Desinformante, un proyecto brasileño fundado en 2022 como innovación organizativa en la lucha contra la desinformación. En lugar de limitarse a un modelo de agencia de verificación de hechos, Desinformante es una mezcla de medio de comunicación – con un enfoque en la cobertura de la desinformación de manera estructural y global – y un centro de articulación y coalición con diversos sectores, como los movimientos sociales y el poder judicial. Aunque este doble papel es habitual en los medios independientes del país, no se había puesto a prueba en iniciativas centradas en la lucha contra la desinformación. A partir de entrevistas con seis trabajadores de Desinformante en 2023, el artículo presenta el potencial y los límites de esta experiencia brasileña como modelo organizativo de lucha contra la desinformación, según la evaluación de las personas que trabajan en esta iniciativa. Analiza las siguientes dimensiones: a) organización y gobernanza interna; b) rutinas de trabajo; c) políticas editoriales; d) iniciativas de coalición. La investigación demuestra que Desinformante es un proyecto prefigurativo de lucha contra la desinformación y puede inspirar otras formas organizativas en un contexto de Mundo Mayoritario.

https://doi.org/10.25200/BJR.v21n1.2025.1697
PDF (English)

Referências

Acosta, C. (2024). Captura e reconfiguração do jornalismo digital independente e alternativo: o papel da filantropia das fundações internacionais [doctoral dissertation, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP.

Albuquerque, A., & Matos, L. (2022). Media Governance and Fake News in Brazil. In S. A. Ganter, & H. Badr. Media Governance: A Cosmopolitan Critique (pp. 125-144). Palgrave Macmillan.

Are, C. (2021). The Shadowban Cycle: an autoethnography of pole dancing, nudity and censorship on Instagram. Feminist Media Studies, 22(8), 1–18. DOI: 10.1080/14680777.2021.1928259

Alves, M., Grohmann, R., Recuero, R., & Tavares, C. (2023). Desinformação e eleições de 2022 no Brasil: lições em um contexto do sul global. INCT–DSI. Retrieved from https://inctdsi.uff. br/2023/11/15/disinformation-and-2022-elections-in-brazil-lessons-learned-from-a-south-to- southcontext/

Barros, J. V., Marques, A. F., kinoshita, J., Moliani, J. A., Silva, N. R., & Grohmann, R. (2021). A plataformização do trabalho jornalístico: dimensões, regime de publicação e agenda de pesquisa. Avatares Comunicación/Cultura.

Braverman, H. (1987). Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Editora LTC.

Christofoletti, R. (2021). Ana Regina Rêgo: uma rede para combater a desinformação. Revista Mídia e Cotidiano, 15(3), 339–356. DOI: 10.22409/rmc.v15i3.51635

Desinformante. (n.d.). Sobre nós. Retrieved from https://desinformante.com.br/sobre-2/

Deuze, M., & Witschge, T. (2016). O que o jornalismo está se tornando. Revista Parágrafo, 4(2), 1–21. Retrieved from https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/478

Figaro, R., Nonato, C., & Grohmann, R. (2013). As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. Atlas.

Figaro, R., Barros, J. V., Kinoshita, J. (2018). As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídias. ECA-USP.

Graves, L. (2017). Anatomy of a fact check: Objective practice and the contested epistemology of fact checking. Communication, Culture & Critique, 3(1), 1–20. DOI: 10.1111/cccr.12163

Grohmann, R., & Ong, J. (2024). Disinformation-for-Hire as Everyday Digital Labor: Introduction to the Special Issue. Social Media + Society, online first. DOI: 10.1177/2056305123122472

Haciyakupoglu, G., Yang Hui, J., Suguna, V. S., Leong, D., & Rahman, M. F. B. A. (2018). COUNTERING FAKE NEWS: a survey of recent global initiatives. Rajaratnam School of International Studies. Retrieved from www.jstor.org/stable/resrep17646.1

Instituto Cultura e Democracia (ICD). (2021, October 20). *desinformante. Instituto Cultura E Democracia. Retrieved from https://culturaedemocracia.org.br/projetos/desinformante/

Instituto Cultura e Democracia (ICD). (2024). Sobre nós. Retrieved from https://culturaedemocracia.org.br

Lelo, T. (2022). The rise of the Brazilian fact-checking movement: between economic sustainability and editorial independence. Journalism Studies, 23(9), 1–19. DOI: 10.1080/1461670X.2022.2069588

Mick, J., & Lima, S. (2013). Perfil do jornalista brasileiro: características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Insular.

Moscoso, L. (2020). Modelo de produção de mídias alternativas como soluções democráticas para a desinformação. Revista Observatório, 6(6), a3pt. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a3pt

Navarro, M. E., A. Nogales-Bocio, M. García-Madurga, and T. Morte-Nadal. (2021). Spanish Fact-Checking Services: An Approach to Their Business Models. Publications, 1–18. Doi: 10.3390/publications9030038

Ong, J. C., & Cabanes, J. V. A. (2018). Architects of Networked Disinformation: Behind the Scenes of Troll Accounts and Fake News Production in the Philippines. Public Report. The Newton Tech4dev Network. University of Massachusetts Amherst, University of Leeds. DOI: 10.7275/2cq4-5396

Papaevangelou, C. (2023). “The non-interference principle”: Debating online platforms’ treatment of editorial content in the European Union’s Digital Services Act. European Journal of Communication, 38(5), 466–483. DOI: 10.1177/02673231231189036

PL 2.630/2020. Portal Da Câmara Dos Deputados. Retrieved April 21, 2024, from https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2256735

Poell, T., Nieborg, D., & Duffy, B. (2023). Platforms and Cultural Production. Global Media & Communication.

Rede Brasil Atual. (2024). Retrieved from https://pt.org.br/tag/rede-brasil-atual/

Sala de articulação contra a desinformação (SAD). (n.d.). Retrieved from https://contradesinformacao.com/

Sádaba, C., & Salaverría, R. (2023). Combatir la desinformación con la alfabetización mediática: análisis de las tendencias en la Unión Europea. Revista Latina de Comunicación Social, (81), 17–33. DOI: 10.4185/rlcs-2023-1552

Teles, L. (2023, Abril 25). 100 entidades cobram criação de órgão fiscalizador e defendem PL das Fake News. Estadão. Retrieved from https://www.estadao.com.br/politica/100-entidades-cobram-criacao-de-orgao-fiscalizador-e-defendem-pl-das-fake-news/

Valente, J. C. L. (2019). Regulando desinformação e fake news: um panorama internacional das respostas ao problema. Comunicação Pública, 14(27), 1–18. DOI: 10.4000/cp.5262

Wei, L., Gong, J., Xu, J., Eeza Zainal Abidin, N., & Destiny Apuke, O. (2023). Do social media literacy skills help in combating fake news spread? Modeling the moderating role of social media literacy skills in the relationship between rational choice factors and fake news sharing behavior. Telematics and Informatics, 76, 101910. DOI: 10.1016/j.tele.2022.101910

Zhang, L., & Chen, J. Y. (2022). A regional and historical approach to platform capitalism: The cases of Alibaba and Tencent. Media, Culture & Society, 44(8), 1454-1472. DOI: 10.1177/01634437221127796

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Brazilian journalism research