Características dos portais brasileiros de notícias
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Palavras-chave

Brasil
jornalismo online
portais de noticias
digital divide
gatekeeping
noticiabilidade
importância social
desvio

Como Citar

Herckovitz, H. G. (2009). Características dos portais brasileiros de notícias. Brazilian Journalism Research, 5(1), 102–126. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.197

Resumo

Uma análise de conteúdo de quatro portais brasileiros de notícias revelou o predomínio de temas econômicos nas principais manchetes do dia localizadas no topo das páginas e a ausência de temas relacionados a educação, meio ambiente e bem-estar social. Durante o período analisado, os quatro portais concentraram-se em notícias locais que, em sua maioria, não refletiam o conceito de noticiabilidade (uma combinação dos conceitos de significância social e desvio). As notícias basearam-se em poucas fontes, a maioria oficial. A análise de 432 matérias de topo de página publicadas pelo UOL, Estadão, iG e Terra durante 15 dias entre fevereiro e março de 2008 indica que naquele período os portais ofereceram relatos superficiais, sem linha editorial clara e ilustrados por poucos recursos de multimídia. Os resultados deste estudo sugerem que o noticiário dos portais ainda está na sua infância embora o Brasil concentre a maior população online da América Latina. O noticiário online dos portais analisados ainda não possui o peso editorial necessário para cobrir grandes temas sociais e políticos norteados pela teoria da responsabilidade social.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.197
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