Resumo
Uma análise de conteúdo de quatro portais brasileiros de notícias revelou o predomínio de temas econômicos nas principais manchetes do dia localizadas no topo das páginas e a ausência de temas relacionados a educação, meio ambiente e bem-estar social. Durante o período analisado, os quatro portais concentraram-se em notícias locais que, em sua maioria, não refletiam o conceito de noticiabilidade (uma combinação dos conceitos de significância social e desvio). As notícias basearam-se em poucas fontes, a maioria oficial. A análise de 432 matérias de topo de página publicadas pelo UOL, Estadão, iG e Terra durante 15 dias entre fevereiro e março de 2008 indica que naquele período os portais ofereceram relatos superficiais, sem linha editorial clara e ilustrados por poucos recursos de multimídia. Os resultados deste estudo sugerem que o noticiário dos portais ainda está na sua infância embora o Brasil concentre a maior população online da América Latina. O noticiário online dos portais analisados ainda não possui o peso editorial necessário para cobrir grandes temas sociais e políticos norteados pela teoria da responsabilidade social.Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.